segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

A Oração de São Francisco nos fala da PAZ e do BEM

Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor,

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão,

Onde houver discórdia, que eu leve a união,

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé,

Onde houver erro, que eu leve a verdade,

Onde houver desespero, que eu leve a esperança,

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Oh! Mestre, fazei que eu procure mais

Consolar do que ser consolado,

Compreender do que ser compreendido,

Amar do que ser amado.

Pois é dando que se recebe,

É perdoando que se é perdoado,

É morrendo que se vive para A VIDA ETERNA!

A perfeição se conquista na vivência do amor. São Francisco teve a sua pedagogia, apesar de não ter sido teórico. Aquilo que viveu pessoalmente propôs aos seus companheiros, às pessoas de seu tempo e igualmente aos homens e mulheres de nosso tempo a busca de valores mais nobres. Ele nos deixou uma herança na maneira de ver, de tratar e de conduzir o humano. Por isso, a Pedagogia de Francisco tem um modo próprio de formar, educar, de relacionar-se com as pessoas, de transmitir-lhes valores, de reconhecer nelas dignidade, bondade e beleza.

Embasado no Carisma Franciscano, queremos uma sociedade mais justa, humana, fraterna e democrática, com pessoas críticas, transformadoras, com visão de mundo, capazes de superar preconceitos sociais, numa sociedade em que todos usufruam dos direitos e deveres presentes na Constituição Brasileira.
Defendemos uma sociedade em que os valores de solidariedade, fraternidade, fé, honestidade e respeito, transcendam às barreiras do individualismo, pois juntos estamos contribuindo com nossa história, buscando com isso a liberdade e a felicidade desejada por todo o ser humano, empenhados na educação de pessoas que valorizam sua época de vida e seu meio, para atuar positivamente na sociedade.

Sabemos que o ser humano é o sujeito principal da construção da sociedade e, por conseguinte, da história, por isso, pretende-se que ele busque a verdade, que tenha idéias e objetivos definidos e que tenha na sua formação a autonomia, a criticidade e a participação efetiva capaz de atuar com humanidade, competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vive a fim de ser atendido em suas necessidades individuais, sociais, políticas e econômicas, e que como pessoa singular e única, seja encaminhada a assumir a sua própria personalidade através da realidade cultural de que é herdeiro e do contexto social onde o ser humano assuma seu papel de agente transformador, capaz de discernir e optar pelos valores que contribuam para a construção de uma sociedade mais humana, justa e fraterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário