quarta-feira, 5 de setembro de 2018

O HOMEM DA LIRA

Os elogios que incomodam - Você tem bom gosto musical.


Desde que assumi a Harmonia da Loja Maçônica Jamil Kauss, houve momentos de bastante visibilidade - a Iniciação, com muitos irmãos de outras Lojas, que não se cansaram de fazer elogios ao desempenho da Harmonia, de bom gosto musical, um gosto refinado.

O que é bom gosto musical pra você? 

Cara não existe essa de que "o que eu ouço é bom e que os outros ouvem não presta!!", cada um tem o seu gosto próprio tanto na musica ou em qualquer outra coisa!




BOM  GOSTO TAMBÉM SE APRENDE

Eu não nasci gostando de poesia, nem de música clássica – na verdade, na minha pré-adolescência eu odiava os “Concertos para a Juventude”. Mas aprendi a gostar…

Dizem que gosto não se discute. ¿Como não?! Se podemos definir o bom-gosto e o mau-gosto, podemos discutir sim! Basta que tenhamos critérios para tal.
Basicamente, o gosto depende da compreensão, da sensibilidade, da cultura, e da influência de outros, ou do grupo. Quanto maior for a nossa bagagem cultural, mais refinado é o nosso gosto – e gosto refinado é sinônimo de bom-gosto. Isso não quer dizer que, para ter bom-gosto, o sujeito tenha que ser um chato que só ouve música erudita. Se o ambiente é de festa, a música tem que ser popular e animada – e tem muita música popular e animada de excelente qualidade!

Quando eu era adolescente – que é a idade em que começamos a formar nossa personalidade – evidentemente que a minha bagagem cultural era muito limitada; apesar disso, eu procurei me espelhar no gosto das pessoas que eu mais considerava – pessoas com bagagem cultural muito maior que a minha. Se eles gostavam de um tipo de música ou literatura, é porque deveria ter algo de bom – mesmo que eu ainda não tivesse condições de perceber exatamente o que. Mais tarde eu fui entendendo melhor os mecanismos que formam o nosso gosto e pude determinar as minhas preferências com maior precisão. Hoje eu tenho um gosto bem eclético – que varia do popular ao erudito – e me acho em condições de discutir gosto e bom-gosto com qualquer um…

Posso dizer que uma coisa foi fundamental na formação da minha personalidade: o desejo de evoluir; o desejo de querer ser como as pessoas que eu admirava; de buscar conhecimento e sair da minha mediocridade.

Hoje eu agradeço aos mestres e artistas por me ajudarem a construir a minha personalidade; e pelo mundo maravilhoso que as artes proporcionam àqueles que delas sabem desfrutar.

O maior talento que existe não está na capacidade de se produzir uma obra-prima; mas na capacidade de se reconhecer a beleza das artes e do mundo.
Não existem para mim rótulos de bom ou mal gosto. Principalmente no que diz respeito à música. Assim como algumas pessoas rotulam uma obra pelo tempo em que foi composta. O que existe mesmo são músicas boas ou ruins e isso ninguém pode negar que não existe.

Gosto é algo tangente também em suas memórias, eu por exemplo não gosto desse sertanejo de hoje, mas meu pai escutava muito sertanejo da antiga (ou de raiz como gostam de dizer) e hoje (mesmo que não curta música sertaneja) consigo ver naquilo que foi minha trilha sonora forçada na infância um valor maior que o atual. Mas acho que cada artista, cada ritmo tem o seu valor subliminar. Luiz Gonzaga pode ser ótimo pra uns e para outros não, Amado Batista tem uma legião de fãs e de não fãs, Arnaldo Antunes é gênio? ou chato?, pra que serve a música clássica? jogar xadrez, dormir ou encher a alma?. Cito o caso do pagode paulista que pegou a roupagem do samba e o tornou popularesco figurativo e dá até para dizer em alguns momentos que aquilo não era mais samba, mas enfim concordo quando dizem; depois do punk o que é bom gosto?

É meus irmãos, é como diz o ditado "Gosto é igual a C U, cada um tem o seu", mas sejamos sinceros e não hipócritas, você acha sinceramente que dá pra comparar Cine, Fresno, Restart, Hóri; com Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii e Titãs?

Dá pra comparar, My Chemical Romance, 30 Seconds to Mars, Jonas Brothers e Mc Fly com Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd e Queen?

Eu não consigo ver onde essas bandas de hoje podem ter algo de bom que possa ser comparado a grandes bandas clássicas.

No caso da MPB por exemplo, você acha que dá pra comparar Maria Gadú, Manoela Gavassi, Luan Santana, Fiuk,... com Elis Regina, Milton Nascimento, Clara Nunes, Ivan Lins?

Também não consigo ver onde cantores e cantoras da nova mpb podem ter mais qualidade do que os antigos.

Mas como diz o ditado....




Nenhum comentário:

Postar um comentário