quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Lojas da Região dos Lagos realizam Sessão Conjunta


As Lojas Simbólicas Jamil Kauss N° 24 (Araruama – RJ), Guanabara N° 04 (Rio Bonito – RJ), Novo Horizonte de Saquarema N° 30 (Saquarema – RJ), Luzes de Iguabinha N° 3073 (Iguabinha – Araruama – RJ), Fraternidade Iguabense N° 134 (Iguaba Grande – RJ) Silva Jardim N° 45 (Silva Jardim – RJ) Architekton N° 124 (Maricá – RJ), Três Folhas de Acácia de Jaconé N° 3855 (Jaconé – Maricá – RJ), Cavaleiros de York N° 158 (Saquarema – RJ), Antônio Rodrigues Vieira N° 136 (Tanguá – RJ), José de Souza Herdy N° 3117 (Silva Jardim – RJ) realizaram Sessão Conjunta no dia 30 de novembro de 2010, no Templo da Aug.'. Resp.'. e Gr.'. Ben.'. Loja Maçônica Jamil Kauss nº. 24, com a presença do Eminente Past Grão-Mestre Adjunto, Ir.'. Fernando Paiva, da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro.

A Sessão Conjunta foi conduzida pelo Venerável Mestre da Loja Maçônica Jamil Kauss N° 24, Ir.'. Antônio Paulo Santos do Carmo, sendo 1º Vigilante o Ir.'. Alixandre Gazola, e 2º Vigilante o Ir.'. Vicente Hipólito, da Loja Maçônica Guanabara N° 04.

O ponto alto da Sessão Conjunta foi a palestra proferida pelo Ir.'. Fernando Paiva. Ele falou sobre a participação da Maçonaria na política, em defesa dos interesses do Município, do Estado e da Nação. Citou vários exemplos do que está acontecendo no país e da atuação da Muito Respeitável Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro, em defesa da Amazônia, das políticas públicas e da posição da Alta Administração convocando os irmãos a se unirem em torno de um projeto que venha ao encontro dos anseios da sociedade. Uma palestra muito interessante, por abordar um assunto de interesse não só da região da Região dos Lagos, mas de todo o Estado e do Brasil.

Dando prosseguimento aos trabalhos, o Ven.'.Mestre, Ir.'. Antônio Paulo Santos do Carmo, homenageou os Irmãos do Quadro, Antônio Carlos de Souza Guimarães, Artemo Alves Souto, Augusto Barreto dos Santos, Humberto Siqueira Cardeal, José Atílio de Oliveira Souto, José Roberto Cavalcante de Silva e Uelito Torres de Melo Braga, tendo sido entregue aos mesmos o Diploma de Benemérito conferido pela Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, pelos 25 anos de serviços prestados à Maçonaria Universal, em especial a nossa Loja. A entrega do referido diploma foi efetuada por diversos Irmãos que abrilhantavam o Trono de Salomão, tendo antes proferidos algumas palavras enaltecendo os homenageados, que agradeciam a concessão do título pela Loja.

Continuando as homenagens, foi a vez de presta-la ao Irmão Fernando Paiva com uma medalha do Cinqüentenário da Loja e pela presteza e dedicação a Loja Jamil Kauss, foi-lhe entregue o diploma de pleito de gratidão, pelo seu empenho no engrandecimento da Maçonaria e em especial de nossa Loja. A saudação em nome das Lojas foi realizada pelo Irmão Manoel da Graça, delegado deste distrito, que enalteceu as Lojas reunidas nesta noite, pela idéia brilhante de discutirem e analisarem os problemas da região em conjunto.

Por fim, o Venerável Mestre, o Irmão Antônio Paulo Santos do Carmo, agradeceu a presença de todos, parabenizou os homenageados, e dirigindo-se aos presentes disse, que em breve convocará as Lojas da Região dos Lagos, para que juntas possam traçar estratégias para o enfrentamento dos problemas que afligem a comunidade, pois o sucesso deste empreendimento requer o constante aprimoramento de nossas ações e do planejamento cuidadoso das atividades para que haja continuidade dos trabalhos das gestões vindouras. Invocou o Grande Arquiteto do Universo para iluminar nosso caminho e assim, unidos fraternalmente, possamos alcançar nossas metas com sucesso.
O encerramento dos trabalhos foi conduzido pelo Ir.'. Nélio Afonso, Ven.'.Mestre da Loja Guanabara N° 04 do Oriente de Rio Bonito.

O Blog da Loja Maçônica Jamil Kauss N° 24, elogia a iniciativa das Lojas Simbólicas da Região dos Lagos, destacando a escolha do tema pelo nosso Antônio Paulo Santos do Carmo e a competência do Ir.'. Fernando Paiva, na sua apresentação, que soube muito bem colocar um assunto bastante atual, mostrando que a união dos irmãos em torno de um projeto político-social é um instrumento forte para a sociedade.

Entrevistas Na Sala dos Passos Perdidos

Irmão Luís Ribas, da Loja Novo Horizonte de Saquarema, que ocupou a Oratória nesta sessão conjunta:

- Quero demonstrar minha satisfação em participar de um evento maçônico de grande importância para a região. Fico feliz em ver que as Lojas estão tomando a iniciativa de levar avante as diretrizes da Maçonaria, principalmente pelo debate de um tema de extrema relevância.

Manoel da Graça, delegado do distrito:

Parabenizo a Maçonaria da região e seus Veneráveis, por esta memorável sessão conjunta numa demonstração de que a Maçonaria está unida e esta união nos torna cada vez mais forte, pois, trabalhando em completa harmonia, vamos conseguir atingir os nossos objetivos de tornar feliz a humanidade.

Antônio Paulo Santos do Carmo, Ven.'. Mestre da Loja Jamil Kauss N° 24

Esta Sessão Conjunta é histórica para a nossa região, observando que é uma seqüência do que foi a Sessão Conjunta das Lojas, realizada em Macaé, no Templo da Loja Maçônica Gonçalves Ledo Quero destacar a união fraternal que o encontro proporcionou, numa demonstração de que a Maçonaria está trabalhando unida, cuja voz se torna cada vez mais forte em busca de seus objetivos. O Venerável agradeceu, em especial, o irmão palestrante, Fernando Paiva, pela dedicação e grandeza com que atendeu ao pedido da Loja Jamil Kauss.

A Loja Maçônica Jamil Kauss N° 24 sentiu-se honrada e agraciada com as presenças do Eminente Past Grão-Mestre Adjunto, Ir.'. Fernando Paiva, da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro e de todos os VVen.'. Mestres e dos Obreiros de todas as Lojas da região.

Sob clima de confraternzinação, a Loja Maçônica Jamil Kauss N°24, Jurisdicinada à GLMERJ, ofereceu um jantar aos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário