sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cinqüentenário da Loja Maçônica Jamil Kauss

Irmãos e Amigos,

Completar 50 anos de existência é um triunfo para qualquer Instituição, e a importância dessa vitória é ainda maior quando nos referimos a uma Loja nos moldes da Loja Maçônica Jamil Kauss.
Difícil falar da Jamil Kauss nesse momento sem que a emoção sobreponha à razão, mas, como a data merece ser assinalada com uma referência especial, vamos falar um pouco e de forma concisa, da história da nossa Jamil Kauss, numa árdua tarefa, quase impossível, de desvincular o toque emotivo do racional, pois, nesse momento, a história da maioria dos irmãos, iniciados ou filiados, se mistura, há alguns anos, com a da Loja, num processo de absorção, osmótico.
Numa bela sessão magna, conduzida com distinção e sobriedade, características do Irmão Manoel Machado, era fundada a Loja Maçônica Jamil Kauss, um sonho concretizado, o sonho de trabalhar para tornar feliz a Humanidade pelo amor, pela tolerância, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pelo respeito as autoridades e a crença de cada um.
Nas dificuldades iniciais e naturais, como uma criança que precisa amparo para aprender a caminhar com suas próprias pernas, não lhe faltou apoio, a esses 37 irmãos foram se juntando outras dezenas, até que a Loja adquirisse a maioridade, com autonomia, distinção, soberania e nobreza.
E hoje, quando estamos prestes a completar 50 anos de nossa fundação, não podemos deixar de considerar a grandeza e a importância de sua criação e do trabalho desinteressado desenvolvido por aqueles abnegados irmãos junto à comunidade, ajudando às pessoas necessitadas, renovando-se assim as esperanças de uma Loja alicerçada em seus dirigentes passados, caminha fortalecida para o futuro.
Hoje como dantes, não poderia ser diferente. Numa administração, com o desgaste natural do processo, os problemas aparecem, cabe a nós, com sabedoria, resolvê-los, sendo relevados nas nossas falhas ou relevando as de outrem, cultivando um dos princípios básicos da nossa Ordem: "A Tolerância". Se agirmos assim, venceremos mais uma vez, o tempo implacável que já tornou obsoletas tantas outras instituições.
A História da Jamil Kauss nos mostra, que como todas as instituições, há um lento e contínuo suceder de fatos, de realizações influenciados sempre por fatos anteriores e que comprovam o valor de real conhecimento do passado para iluminar os problemas do momento, amestrar para o futuro e estabelecer posturas éticas que sirvam para nortear as relações sociais do presente.
O passado glorioso nos credencia a evidenciar um futuro brilhante, estreitando cada vez mais os laços do trabalho desinteressado, com a participação de todos nas soluções necessárias a amenizar os problemas dos menos favorecidos. Mais do que nunca necessitamos uns dos outros, numa troca de experiências, possibilitando um amadurecimento mútuo, alicerçado no objetivo maior da solidariedade ao próximo.


Parabéns Loja Maçônica Jamil Kauss!


Que o G:.A:.D:.U:., nos ilumine!

3 comentários:

  1. Amados IIr.'. da A.'.R.'.B.'.L.'.S.'.Jamil Kauss, 24, gostaria de agradecer a todos, por ter sido agraciado com a medalha comemorativa dos 50 anos desta oficina pelas mãos do Ir.'. José Atílio Souto. Espero que o G.'.A.'.D.'.U.'. dê a todos os irmãos S.'.F.'.U.'. para enfrentar mais 50 anos de muito trabalho.

    Ir.'. Pablo Rangel M.'.M.'. da Loja Vitória das Nações Unidas, 1210 - GOB - Oriente de Manaus-AM.
    T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por essa vitória, 50 ano da loja maçônica Jamil Kauss.

    ResponderExcluir
  3. Que o G.:A.:D.:U.: abençoe todos os IIr.: desta egrégia Oficina para que perseverem na luta pela construção de uma sociedade mais justa e solidária. Um T.:F.:A.: Ir.: MARINS COUTINHO

    ResponderExcluir