sexta-feira, 1 de maio de 2009

Nossa História


FUNDAÇÃO DA LOJA MAÇÔNICA JAMIL KAUSS N° 24


Quando, lá pelos idos do ano de 1959, um grupo de homens honrados e destemidos tomou a iniciativa de fundar uma Loja Maçônica aqui na nossa Araruama. Um trabalho avançado passou a desenvolver e recebendo então a aceitação entusiástica e produtiva dos membros envolvidos, Irmãos: Manoel Machado, Evêncio Soares de Queiroz, Francisco Xavier da Silva Lessa, Britaldo Câmara, Domingos Antúlio da Fonseca Rego, José de Paiva Monteiro, Weber entre tantos outros.
As primeiras reuniões preparatórias foram realizadas provisoriamente, é claro, na residência do Irmão Evêncio, nesta cidade. Foram tratadas várias questões e tomadas as devidas providências, administrativas e jurídicas, inclusive, para aquisição de terreno com vistas a construção do templo, o que, graças à vivência social do grupo, tornou-se possível a adesão à causa, de homens honrados e de moral ilibada, partindo daí os necessários preparativos para a efetivação de posse do imóvel da Rua Conselheiro Macedo Soares.
O passo decisivo para a fundação desta Loja, com o título distintivo de AUG E RESP LOJA SIMB "JAMIL KAUSS N° 24" foi dado no dia 07 de junho de 1959, com a aprovação preliminar em Ata de Fundação e seu Estatuto.
Sua Primeira Diretoria ficou assim organizada: Venerável Mestre - MANOEL MACHADO; 1° VIG - EVÊNCIO SOARES DE QUEIROA; 2° VIG - FRANCISCO XAVIER DA SILVA LESSA; ORADOR - BRITALDO CÂMARA; SECRETÁRIO – DOMINGOS ANTÚLIO DA FONSECA RÊGO; TESOUREIRO – JOSÉ DE PAIVA MONTEIRO; CHANCELER – DIOGO PEDROSA
Portanto a trajetória maçônica da Loja Maçônica Jamil Kauss Nº 24 teve início justamente no dia 07 de junho, mês consagrado a São João, Padroeiro da Maçonaria Universal.
A partir dessa data, o Oriente de Araruama conta com esta Oficina de aperfeiçoamento humano, por onde ilustres e abnegados irmãos componentes da Comissão Fundadora passaram, alguns lá no Oriente Eterno e outros aqui continuam a desenvolver um grande trabalho em prol do bem estar da humanidade, filosofia fundamental da Ordem Maçônica. Não poderíamos deixar de ressaltar aqui a importância daquelas especiais batalhadoras, baluartes na luta educacional e humanitária do Lar, que lado a lado aos bravos idealizadores, ombrearam a responsabilidade com impulso maternal, injetaram no intimo de cada um dos referidos irmãos, a dose fraterna de forças e coragem na luta pelos ideais, contribuindo de forma brilhante nos referidos trabalhos, culminando com o êxito alcançado na construção deste sagrado templo – O Departamento Feminino da Loja Maçônica Jamil Kauss Nº 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário