domingo, 12 de julho de 2009

MAÇOM DEDICADO

Finalmente o Maçom com 'M' maiúsculo, sem subtítulos. Comparece às reuniões, vive os problemas da Loja, procura trabalho. Não rejeita encargos nem tarefas, aponta erros, aplaude êxitos. Assume responsabilidades sem segundas intenções. Expõe com veemência mas sem procura impor as suas opiniões. Muitas vezes se aborrece, se desilude, mas, na próxima sessão, lá está de novo incansável. É o 'que carrega a Loja às costas'. Procura estudar os rituais, o simbolismo, a filosofia maçônica. Não vive a exaltar os seus feitos para chamar atenção, nem a criticar os outros. O que seria da Loja e da Maçonaria se não existisse esta consciência?
Para mover pedras e terras para a construção de um edifício, e necessário impulsão muscular; para mover pensamentos e ideais para a construção do ideal, é necessário a impulsão moral, ação, vontade, e força espiritual. Manifesto minha imensa alegria por ver esta grandiosa obra maçônica realizada – o Complexo Maçônico e a Loja Maçônica Jamil Kauss, no município de Araruama e, coube a Américo César a árdua tarefa de negociar com os parceiros da Incal de Bonsucesso, a realização deste sonho.
Agradecemos e parabenizamos o irmão, que com muito esforço e dedicação trabalhou nesse grandioso projeto. Agradeço também as pessoas amigas que direto ou indiretamente te ajudaram.

Irmão Américo:
Nada é impossível quando se tem um espírito empreendedor e uma causa nobre no coração... nenhum obstáculo é intransponível quando a determinação é alimentada pelo amor e pela bondade... nenhum projeto é inviável quando orientado pelo Grande Arquiteto do Universo, que é Deus.
Muitos te criticaram e outros ainda vão te criticar. Mas, hoje, Araruama se deleitam em festas de casamentos, aniversários, formaturas, posses de Clubes de serviços nas dependências idealizadas por ti. Nisto você está no lucro. Deixe que te critiquem! Eles não são perfeitos, na verdade eles nunca erram, porque jamais acertam, ou melhor, nem tentam. Afinal, ninguém é uma pedra polida.
Certa vez, ouvi de um comandante militar a afirmação de que uma tropa é perfeita quando todos aqueles que a compõem estão aptos a ocupar qualquer posto. Nessa tropa hipotética, a distribuição de encargos, tarefas ou postos seria meramente casual... e, podeira até mesmo ser aleatória. Assim também sucede em nossa Loja... onde todos, dentro de seu grau, possuem competência para substituir, não há insubstituíveis. Folgamos que assim o seja sempre, pois participar de uma sessão Maçônica não consiste apenas em ocupar cargos, mas sim em contribuir com o brilho das idéias e das críticas construtivas.

Duas coisas indicam fraqueza:

Calar-se, quando é preciso falar, e falar, quando é preciso calar-se.


Um comentário:

  1. Lindo texto. Tenho muita curiosidade e interesse na história e no presente da maçonaria, busco a cada dia me aprofundar um pouco mais nos estudos para quem sabe, um dia, ser um membro efetivo. Abraços.

    Ps: é necessário ter fé no deus bíblico? Notei que foi citado na homenagem e gostaria de saber

    ResponderExcluir