quinta-feira, 18 de agosto de 2011

20 de Agosto - Dia do Maçom

Meus Caros Irmãos


... repasso, por oportuno, um texto para que possamos bem refletir neste dia 20 de agosto.
Que o dia do maçom não seja um dia no ano mas, sim, todos os dias.
Que a maçonaria em nosso âmago seja um estado de espirito em ação constante, ininterrupto e proficuo.



Feliz dia do Maçom !!!


Eis.....

MAÇONARIA FOI, É E SEMPRE SERÁ UMA PROPOSTA.....
SER MAÇOM É UMA OPÇÃO !!!
Pelo Ir.'. Getulio Rogério Arbo Pavlak (Representante da nossa GLP junto à GLRS)

Aliás...., tudo na vida é uma proposta e nós somos responsáveis pelas escolhas ou, opções.

A maçonaria é a proposta, ser maçom é a opção. Porém, quando aderimos a esta proposta necessitamos sincronia entre o pensar, o dizer e o fazer. Ou seja, sendo a maçonaria uma proposta e o ser maçom uma opção, necessitamos estar atentos para colocar esta energia vibratória em ação através do estado de espírito interativo; interna e externamente, individual e coletivamente. É primaz que exista sincronismo e um imprescindível ajuste entre o conhecimento, a consciência e a vida que levamos.

Soubemos que há dois tipos de pessoas :
os que fazem;
e os que explicam porque não fizeram.
É da nossa ciência que um iniciado tem o dever de estar no primeiro grupo. Deve ser um cidadão de vanguarda, um formador de opinião, um ator, um protagonista ou, como denominamos :"um construtor social".

Quando éramos criança, lá nos tempos de piá / guri, combinávamos que "trato é trato" !!! queríamos com isto (mesmo que ingênuos da amplitude) dizer que, se combinar tem que cumprir, pois isto é disciplina !!!

Poderá algum incauto dizer : "Ah... mas os criminosos também têm disciplina, acordos e cumprem com o que dizem".

Verdade !!! terá razão quem assim disser.... mas, ATENTEM BEM ao grande diferencial :
uns estão no caminho do VICIO, outros buscam a evolução pelo conhecimento e prática das VIRTUDES.
Nós maçons não podemos ter a soberba e nem nos jactarmos superiores. Mas não podemos (por dever juramentado) nos olvidar de cumprirmos com os compromissos feitos e que nos levaram vitoriosos do porfiado combate entre o "bem e o mal"; donde saímos vitoriosos e comprometidos com uma vida futura alicerçada nos "sãos princípios da moral e da razão".

Tive o privilégio de ser iniciado muito jovem... fazem mais de 30 (trinta anos) que luto para que o mundo profano não influa sobre mim e que eu possa influir na sociedade... e na humanidade.

Confesso, não é fácil !!! Vivemos numa sociedade de consumo e num mundo capitalista. Muitas vezes presenciamos o equivoco da humanidade entre o "ser" e o "ter". Diante deste ledo engano devemos nos socorrer da docência maçônica para nela buscarmos força.
Já nos fora dito que de nós muitos "desafios nos seriam exigidos !!!"

Nossa ordem tem um caráter eminentemente disciplinador da nossa consciência. Pela hierarquia (sinônimo de respeito mútuo) e pelo estudo (sinônimo de conhecimento), passamos a entender e praticar o "BEM DISCERNIR".

Para bem discernir é primaz, primordial, que tenhamos uma bússola aferida. Nossa docência é como uma carta de navegação e nela estão apontados os objetivos que nos servem como um norte magnético a ser seguido individual e coletivamente.

Quando entendemos o que é ser mestre de nós mesmos ;
Quando identificamos, como iniciados, uma escala de valores da vida;
Quando não nos iludimos com a fugaz fragilidade da matéria e identificamos a eternidade do espírito,
Começamos a entender que o verdadeiro poder está dentro de nós mesmos. Entendemos, então, que liderar não é mandar, e sim comandar. Que liderar é uma arte de governar pela vontade do coletivo, e com motivação, para que todos se mantenham uníssonos em tal objetivo e a caminhada se realize ombro a ombro, lado a lado. Assim, tornamo-nos mestres de nós mesmos e sábios na convivência e em harmonia sem preterir os objetivos e desfrutando de novos horizontes.

Quando tudo isto acontece, aflora naturalmente o entendimento de que não somos parte da natureza e, sim, a própria natureza. Compreendemos e passamos a conceber, sincronizados com o macro, a efemeridade da matéria e a eterna mudança da forma de manifestar da vida !!! E, assim, veremos que entre o chegar neste plano e o partir há um espaço de tempo muito exíguo que necessita que seja aproveitado em harmonia, pois não haverá tempo para arrependimentos.

Sempre haverá espaço para sonhar... desde que nossos sonhos estejam consubstanciados no amor e na evolução do espírito;
Sempre haverá espaço para realizar... desde que a obra tenha sido criada pela Sabedoria, alicerçada na Força e adornada pela Beleza do Grande Arquiteto ou o Criador Incriado

... só não nos esqueçamos de que ninguém faz nada sozinho, nem mesmo a sua própria evolução, pois para tudo haverá a necessidade de convivermos com o habitat e contemplarmos nosso semelhante pois, pelo retorno dos nossos feitos, é que obteremos o justo salário de um obreiro da Arte Real.

Sinceramente, e de "Irmão para Irmão", desejo que pensem nisto..... pois creio piamente que uma reflexão sobre o assunto ajudará em muito mantermos a harmonia entre opensar, o dizer e o fazer.

Por derradeiro desejo que entendamos que :
"O CONHECIMENTO ADQUIRIDO E NÃO PRATICADO É TAL E QUAL O AGRICULTOR QUE ARA A TERRA E NÃO SEMEIA".

Um comentário:

  1. Meu Prezado Irmão de Fé & Amigo Camarada

    Mui Grato por divulgar este meu texto.

    Receba, junto com os Leitores,

    o meu

    Fraterno Abraço

    ResponderExcluir