sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dia dos Pais Maçons


Parei para escrever alguma coisa para o pai maçom e de repente me peguei lembrando do dia a dia de nossa Loja e a emoção vai tomando conta da minha razão e é só o coração que se expressa, começa aparecer flashes na minha memória, a iniciação do Atílio e do Américo filhos do Ir.·. Artemo Alve Souto, este não se continha de emoção, a iniciação do Mauro Alves de Resende, filho do saudoso Ir.·. Romário Cardoso, do Carlos Augusto e Fabiano, filhos do nosso Ir .·.Augusto Barreto, o coração de seus pais (todos maçons de minha Loja), dava para escutar as batidas de longe, mas tem uma passagem que poucos presenciaram, foi quando estes irmãos, filhos de irmãos, tiveram que homenagear seus “pais – irmãos”, foram emoções impares, os seus olhos encheram de lágrimas e suas emoções verdadeiras, elas saíram do fundo de suas almas, era um sentimento entre pai e filho que se eternizou pelo tempo.
Em meus 33 anos de Maçonaria não me lembro de uma homenagem ao Pai Maçom, não sei o por quê?; acho que é porque ninguém se auto homenageia mas, para que eu consiga falar algo sobre o pai maçom meu coração impõe a condição de que eu deixe a de pai (apesar de ser pai a algum tempo e já ser avô) e pense e sinta apenas como filho.
Se nós prestarmos atenção na função do pai vamos perceber que esta função é base para a formação de um grande ser, de um ser correto de princípios, de bom caráter, de conduta reta e honesta.
Existe um ditado que diz: as palavras convencem, mas, os exemplo arrastam, por isto muitas vezes um pai se priva dos prazeres da vida para poder educar seu filho. É engraçado mas, o pai também tem que ir se educando ao longo desta jornada, em uma fase inicial o pai muitas vezes usa da autoridade às vezes até um pouco de força para educar. Em outra fase nada disto dá certo este pai tem que mudar de atitude tem que convencer, as suas ideologias tem que estar em sintonia com seus atos.
Pai ser que ensina princípios, desenvolve virtudes, fala o “sim e o não”, aquele que tenta edificar um templo no interior de seu filho, aquele que burila a pedra bruta até aparar todas as suas arestas.
Pai, são poucas as vezes que temos maus sentimentos relacionados a seus “NÃO”, felizmente muitas vezes o sentimento de amor, de admiração, de respeito, de amizade são muito mais freqüentes.
Com o caminhar da vida os filhos vão perdendo a sua meninice e por uma barreira preconceituosa acaba deixando de abraçar, de beijar, de dizer para seu pai uma frase tão simples, tão pura, tão verdadeira, que sai sem a gente fazer força, é só olhar em seus olhos e dizer “pai eu te amo”. Eu nunca o disse para o meu, mas meus filhos o dizem para mim. Falo agora a todos aqui que são filhos sem prescrever idade que nunca é tarde para expressar o mais puro sentimento, faça-o enquanto há luz na vida, porque depois que a luz se apaga este pai descansará em paz ou não. Peço aos irmãos licença para findar meus pensamentos ora de pai, ora de filho com um tríplice e fraternal abraço ao maior pai que existe na face terra: “O MEU”.

Humberto Siqueir Cardeal
M.·.I.·. Loja Maçônica Jamil Kauss N° 24

5 comentários:

  1. Parabéns pela bela mensagem, Ir.'. Humberto.
    Realmente nesses anos de Luz ainda não presenciei uma homenagem à altura aos nossos Pais e Avôs.
    T.'.F.'.A.'.
    Wolney Caldas
    A.'.R.'.L.'.S.'. 31 de Março II - Or.'. Suzano SP.

    ResponderExcluir
  2. Comungo da nobreza dos v sentimentos e essa fortaleza nos foi dada por esses que nos inspiraram e nos tornaram o que somos.
    Costumamos usar de tais expedientes de elogios inenarráveis em relação ao meu pai e em uma ocasião fazíamos isso e dizíamos para um dos meus filhos que o meu pai foi o melhor e mais importante pai do mundo,ao que meu filho disse :-não, ele não é .
    Como assim ele não é?Indaguei em tom de surpresa e ofensa.
    Não é ele? Quem é então? Perguntei.
    Ele disse-me:- É o meu.
    Ainda meio surpreso e envaidecido,vi que as lições surtiram efeito e serão perpetuadas.
    SSS
    JATeixeira
    Timbó-SC
    tubaltrentino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns cunhado, gostaria de tomar a liberdade para fazer a leitura de seu texto na nossa loja aqui de Palmas.

    ResponderExcluir
  4. Show
    Utilizareí na mensagem dos dias dos pais .

    ResponderExcluir
  5. FELIZ DIAS DOS PAIS.
    Que nesse dia especial os sentimentos se fortalecam na Luz, com a benção do GADU, TFA.

    ResponderExcluir