sábado, 28 de agosto de 2010

A ganância e o poder - Relação estreita


Temos que admitir que o poder é algo combiçado por muitos. Eu ousaria dizer todos, mas eu seria apedrejada por um monte de gente que talvez não entendesse a que me refiro. Poder, no sentido real do significado da palavra, não quer dizer algo ruim. Só que nós já temos o hábito de associarmos o poder à ditaduras, ordens, opressões e todo tipo de situações semelhantes. O fato é que o poder enche os olhos de todos e quando usado corretamente, pode render bons frutos. Caso contrário, salve-se quem puder.

O que me faz filosofar sobre o poder são coisas que eu tenho visto no meu dia a dia e que me deixam, no mínimo, pensativa. O desvio do poder de suas reais atribuições para um uso incorreto é o que se vê na maioria das situações, sem que seja respeitado nada e nem ninguém. Um grande exemplo disso são os nossos ilustríssimos políticos, assunto praticamente proibido dentro do meu blog, visto que não me desgasto com determinadas coisas inúteis (como tentar ordem em Brasília).

O fato é que tenho muito medo de pessoas que têm uma facilidade imensa em deixar com que o poder "suba a cabeça". Reis e rainhas espalhados por todo canto. Qual cacique deveremos seguir, caros índios? O conselho do pequeno ser que vos escreve é que singa a intuição. E se ela, por algum momento, disser que você deve cair fora, caia. Caso contrário, mergulhe de cabeça, mas sempre seguindo seus princípios acima de qualquer coisa. O caráter é a maior qualidade que uma pessoa pode ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário