terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sexta-feira 13 - Outras Hipóteses


Existem várias hipóteses para a origem da associação deste dia ao azar, por exemplo, alguns cristãos acreditam que a sexta-feira 13 é dia de azar porque Jesus, após participar na Última Ceia (numa sexta-feira), em conjunto com os seus 12 discípulos, veio a morrer na sexta-feira seguinte.


Outra hipótese provém de um mito escandinavo, onde figura a deusa da beleza e do amor Friga. Após conversão dos nórdicos ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa e levada para o alto de uma montanha, onde permaneceu em exílio. Para se vingar dos humanos, todas as sextas-feiras reunia-se em conjunto com outras 11 bruxas e 1 demónio, para rogar pragas.



Na mitologia nórdica figura uma lenda, onde Odin, chefe de uma tribo localizada na Escandinávia, juntou 12 intelectuais para um festim. Loki, deus da discórdia e do fogo, aparece sem ter sido convidado. Loki, invejando a enorme beleza de Balder, deus do Sol e filho de Odin, engana Hodur, o deus cego, e faz, por engano, com que este assassine Balder. Mais uma vez, assim se criou um mito em volta do número 13 e do azar que este traz.


Na Idade Média, no século XIV, durante o reinado do rei francês Filipe, o belo, a Ordem dos Templários e o rei entraram numa disputa. Sem que a Igreja e o rei se entedessem, este tentou aproximar-se da igreja por via da Ordem dos Templários.

Após uma tentativa frustrada de entrar na Ordem, ordenou a prisão e morte de imensos templários. O dia em que a ordem foi levada a cabo era sexta-feira, dia 13 de outubro de 1307.

«Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.»

No entanto, nem em todos os países e regiões do mundo o dia 13 é encarado como mau presságio. Na Índia e no Brasil o número 13 é visto como um número que traz boa sorte. Na China e no México, este número está relacionado com o sagrado.

Em vez do número 13, a China tem o número 4 como o número do azar. Os promotores imobiliários têm imensa dificuldade em vender apartamentos que se localizem no 4º andar e, mesmo de passagem, os elevadores nunca param no 4º andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário