quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

FIO DE ARIADNE


Na mitologia grega, o Fio de Ariadne refere-se a um novelo que Ariadne, filha do rei Minos, deu a Teseu e com o qual ele conseguiu sair do labirinto. É símbolo proverbial do princípio que leva ao conhecimento.

"Ao iniciado moderno cumpre tornar a formar a cadeia que lhe servirá de Fio de Ariadne para guiá-lo no labirinto dos caminhos iniciáticos."

O Caminho Seguro - Rei Minos declara guerra a Atenas, porque seu filho Andrógeo fora morto por orde do Rei Egeu. Para poder celebrar a paz, Atenas submetera-se a pagar a Creta um terrível tributo anual, qual fose o de mandar sete adolescentes do sexo feminino e sete do sexo masculino, que lá seriam expostos à ferocidade do Minotauro, um monstro meio homem, meio touro, que se nutri de carne humana. Chegando o tempo da remessa dessas vítimas, Teseu, filho de Egeu, fez questão de acompanhá-las.

O Minotauro vivia no labirinto, construção engenhosa, feita para desnortear quem lá penetrasse, pois, nunca acertaria a saída. Aconteceu, porém, que Ariadne, filha do Rei Minos, se apaixonou por Teseu e lhe deu um novelo de fio de lã que marcaria o caminho na ida e o orientava para a volta. Graças a isso pode ele mover-se com segurança dentro do labirinto, onde encontrou e matou o Minotauro, livrando, assim Creta daquela difícil conjuntura.

Por esta lenda surgiu a expressão: Fio de Ariadne, com que os escritores indicam uma orientação segura para resolver dificuldades, tema da instrução em epígrafe.

Um comentário:

  1. Devemos aproveitar melhor nossas instruções para edificarmos um templo mais sábio, menos obtuso e ignorante.

    ResponderExcluir