quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Secção Saúde I

Cuidado com a hipertensão matutina


Cuidado com a hipertensão matutina: há um tempo atrás se ouviu rumores de não se praticar exercícios pela manhã, pois nos EUA estava significativo o número de mortes neste horário por enfarte...

Há um tempo atrás se ouviu rumores de não se praticar exercícios pela manhã, pois nos EUA estava significativo o número de mortes neste horário por enfarte. Na verdade, o que acontecia é que as pessoas não faziam um aquecimento bem feito e aqueles com pressão mais alta (hipertensos) só porque acordavam com a pressão normalizada acreditavam que ela se mantinha assim. Aí forçavam nos exercícios e não imaginavam que estava havendo uma sobrecarga cardíaca. O pico de acidentes cardiovasculares como infarto de miocárdio e derrame se concentra no período da manhã, entre 6 e 12 horas, caracterizado pela ascensão matinal da pressão arterial. Tratar a hipertensão pode reduzir em 40% as chances de sofrer um derrame, alertam os médicos brasileiros.

Diversos estudos científicos evidenciam que o pico de incidência de eventos cardiovasculares está associado à elevação da pressão arterial que ocorre ao despertar e ao iniciar as atividades do dia, fato conhecido como ascensão matinal da pressão arterial.

Para o hipertenso a ascensão da pressão no período pode ser fatal. Cerca de 85% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas e cerca de 40% a 60% dos pacientes com infarto do miocárdio apresentam hipertensão associada. Entre os outros eventos relacionados estão ainda isquemia miocárdica e morte súbita de origem cardiovascular. Estudos epidemiológicos evidenciam que a morbidade e mortalidade por doença cardíaca isquêmica são muito mais elevadas pela manhã e no período após o despertar entre 8 e 12 horas.

Para o nefrologista Artur Beltrame Ribeiro, diretor do Hospital do Rim e da Hipertensão, de São Paulo, tratar a doença hipertensão pode reduzir em 40% as chances de morte por derrame cerebral e em 20% por infarto de miocárdio. "O medicamento ideal da hipertensão é o que causa controle da pressão nas 24 horas", afirma o especialista, ressaltando que um dos principais benefícios é o de evitar a ocorrência do derrame cerebral.

A incidência do infarto do miocárdio (IAM) no período da manhã, com pico em torno das 9 horas, é três vezes superior à incidência no período noturno, segundo pesquisadores. Estudos sobre a ocorrência de morte súbita revelam uma incidência crescente deste evento após as 3 horas da manhã, com pico às 9 horas, decrescendo depois das 15 horas.

Comparações estatísticas da ocorrência de acidentes cardiovasculares no período matutino apontaram a elevação gradativa da pressão arterial como fator decisivo na freqüência dos acidentes. Os médicos alertam que as chances de sofrer um derrame ou ataque cardíaco são maiores ainda para os hipertensos.

Por Marcelo Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário