quarta-feira, 3 de março de 2010

A LÍNGUA

R E F L E X Ã O

A LÍNGUA - No século XVIII, a língua era chamada a chave dos segredos do Maçom. E um dos brindes que se fazia em Loja, já dizia Mackey "Aquela excelente chave, a língua do Maçom, que deve sempre falar tão bem na ausência de um irmão como na sua presença; e quando não possa fazer com honra, justiça e retidão, que adote a virtude do Maçom, que é o silencio".


Com esta introdução.. a Maçonaria fornece conselhos valiosos que nos ajudam a controlar nosso modo de falar. Mostra que palavras faladas têm conseqüências, e também podem revelar muito as qualidades de quem as profere. Quem trama maldades causa dor e sofrimento para si mesmo.


Por outro lado, os que aconselham a paz obtêm o contentamento de fazer o que é direito. O Maçom deve saber quando falar e quando ficar calado. Ele encobre conhecimentos por evitar e exibir o que sabe. Antes e discreto em mostrar o conhecimento que tem. O estúpido, ao contrario, é rápido no falar e revelar logo a sua tolice.

Portanto, que as nossas palavras sejam poucas e que nos refreemos de usar a língua para nos gabar. Há muitas ansiedades e preocupações que podem sobrecarregar o coração com tristeza. O que é preciso para aliviar o fardo e alegrar o coração? É aceitar uma boa palavra de encorajamento de alguém compreensivo. Contudo, e primeiramente, é prudente ouvir o Grande Arquiteto do Universo, em nosso coração. Aquele que ensina aos homens, o conhecimento, o amor, a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.

Fiquem todos sabendo, que em cada porta de Templo Maçônico, bem como de cada Manicômio, deveriam estar afixados os dizeres:

"NEM TODOS QUE AQUI ESTÃO O SÃO E NEM TODOS QUE SÃO, AQUI ESTÃO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário