terça-feira, 2 de março de 2010

A Sobrevivência dos Porcos-espinhos

Trabalho enviado pela cunhada Rose, esposa do Venerável Mestre Antônio Paulo e lido em Loja, no dia 02 de março de 2010.



Durante uma era glacial, muito remota, quando o planeta Terra esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem as condições do clima hostil.

Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se protegerem e sobreviverem, começaram a se unir, a juntar-se mais e mais. Assim cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso. Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos.

Dispersaram-se por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...

Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados.Os que não morreram, voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos.

Assim, aprendendo a amar, resistiram a longa era glacial e sobreviveram.

Moral da História

O melhor do relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.
Nota do Blog:

Nos relacionamentos interpessoais a que podemos comparar os espinhos dos porcos? Talvez o hábito de criticar ou julgar os outros, reconhecer apenas o que se deixou de fazer, projetar nos outros aquilo que não é capaz de reconhecer em si, a falta de humor para lidar com as situações, a baixa resiliência para se deformar diante de uma situação e depois retomar ao seu formato original, sufocar os outros pela própria imposição, enfim, você sabe o significado do espinho.

Pense:

Os outros são os nossos espelhos. Caso queira saber como você cuida de si, olhe para aqueles que estão a sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário