terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cargos em Loja, Suas Atribuições e Seus Respectivos Titulares

Cargos em Loja e Suas Atribuições

VENERAVEL MESTRE - (ANTÔNIO PAULO SANTOS DO CARMO) - Como líder espiritual de seus irmãos, compete-lhe dirigir a Loja, com serenidade, equilíbrio, descortino e senso de justiça. Como principal órgão administrativo da Oficina, nomeia membros da administração e comissões, fiscaliza a escrituração da Loja, inicia e confere Graus, procede à apuração de qualquer eleição ou escrutínio, decide questões de ordem, destina os papeis a ele encaminhados e os do expediente da Secretaria, distribui sindicâncias, encerra o Livro de presença, autoriza despesas ordinárias, apresenta relatório anual de sua administração, organiza e controla discussões dos assuntos em pautas, com o Maximo de isenção, mas com pulso firme.
1º VIGILANTE - (JOSÉ ATÍLIO DE OLIVEIRA SOUTO) - Além de substituir o Venerável, em seus impedimentos e faltas, dirige a sua Coluna, transmitindo as ordens do Venerável aos Obreiros e ao 2º Vigilante e encaminhando, ao Venerável, às informações do 2º Vigilante e de outros Oficiais, como Cobridor, Hospitaleiro e Mestre de Cerimônia; também pede palavra para os Obreiros de sua Coluna, ao Venerável, dá-lhe instruções e propõe o aumento de salário dos Aprendizes.
2º VIGILANTE - (PAULO REIS DA SILVA) - Substitui o 1º Vigilante, dirige os Obreiros de sua Coluna, solicitando a palavra para eles, dando lhes instruções e solicitando o aumento de salário dos Companheiros.
ORADOR - (MAURO ALVES DE RESENDE) - Como guarda da lei e representante do Ministério Publico Maçônico, deve zelar pelo fiel cumprimento da Constituição e das Leis, coibindo e denunciando, se for o caso, os eventuais abusos; verifica regularidade de documentos, lê leis e decretos, dá as suas conclusões, exclusivamente sob o ponto de vista legal, sobre qualquer proposta e produz as peças de arquitetura nas solenidades.

SECRETARIO - (MANOEL LUÍS DE SOUZA GUIMARÃES) - Redige as atas, procede à sua leitura, e, depois de aprovação, as assina, juntamente com o Venerável; trata da expedição e recebimento de toda correspondência; expede convites para as Sessões; passa certificados e certidões; organiza o quadro de Obreiros; faz todas as comunicações solicitadas pelo Venerável, ou pela Oficina; mantém os livros de atas dos três Graus, alem do livro de eleições, de matricula dos Obreiros e de presenças.
TESOUREIRO - (HUMBERTO SIQUEIRA CARDEAL) - Arrecada as receitas da Loja, pagando todas as despesas; mantém livro caixa sempre em dia e apresenta pelo menos um balanço por semestre; funciona como depositário dos metais recolhidos pela Hospitalaria; apresenta, no inicio do ano fiscal, a proposta orçamentária; e zela pelo patrimônio financeiro da Loja.

CHANCELER - (ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA GUIMARÃES) - Depositário do timbre e do selo da Loja deve: manter livro de registro de todas as peças que tenha timbrado e selado; mantém os Livros Negro e Amarelo; zelar pelo livro de presenças, que fica em sua mesa; e manter o registro de presença dos Obreiros.
MESTRE DE CERIMONIA - (JOSÉ ROBERTO CAVALCANTE DA SILVA) - Encarregado do Cerimonial, deve acompanhar todos os que se deslocam em Loja, sem ser por dever de oficio; fazer parte de todas as comissões que introduzem autoridades e visitantes ilustres; fazer circular o Saco de Propostas; fazer assinar, a quem de direito, o Balaústre da Sessão e demais papeis que devam ser assinados; conta votos e Obreiros presentes, quando solicitado; e levar o livro de presenças aos retardatários.

EXPERTOS - (AMAURI BRAGA DE FIGUEIREDO, RUI CARVALHO DA SILVA & NATALINO GOMES DE SOUZA FILHO) - Compete-lhes: substituir os Vigilantes; desempenhar, durante iniciações, as funções contidas nos Rituais; e auxiliar o Cobridor no telhamento dos visitantes.









HOSPITALEIRO - (CENILDO DE SOUZA TEIXEIRA) - Compete-lhe: fazer circular o Tronco; cuidar de toda parte assistencial da Loja, propondo auxílios e zelando para que não sejam desvirtuados; visitar Obreiros enfermos; manter um livro de receita e despesa e organizar o balanço semestral.

DIÁCONOS - (AUGUSTO BARRETO DOS SANTOS & JOSÉ FERREIRA FILHO) - Compete-lhes: manter a comunicação entre as Três Luzes (o 1º Diácono , do Venerável para o 1º Vigilante e o 2º Diácono do 1º Vigilante para o 2º Vigilante).










GUARDA DO TEMPLO - (CARLOS ALEXANDRE CARNEIRO DA ROSA) - Compete-lhes: zelar pela segurança interna e externa do Templo, certificando-se da qualidade maçônica de todos que se apresentam à porta do Templo; devem, também, evitar que Obreiros, abandonem o recinto sem a devida autorização do Venerável.
PORTA-BANDEIRA - (UELITO DE MELO TORRES BRAGA) - Compete-lhe: conduzir, nas Sessões designadas, o Pavilhão Nacional, de acordo com os protocolos das Obediências.

PORTA-ESTANDARTE - (PAULO RUBENS GUERREIRO) - Compete-lhe: guardar e conduzir o Estandarte da Loja, que deverá ficar guardado em um escrínio ; só quando a Loja é declarada aberta é que ele alça o Estandarte, colocando-o, depois, em lugar bem visível, no Oriente; quando a Loja é declarada fechada, ele recolhe o Estandarte e guarda-o.

MESTRE DE HARMONIA - (AMÉRICO CÉSAR DE OLIVEIRA SOUTO) - Compete-lhe: cuidar de toda trilha musical das Sessões eminentemente maçônicas e daquelas abertas ao publico, zelando, também pela manutenção dos aparelhos de som necessários ao desempenho de seu oficio.

MESTRE DE BANQUETES - (FÉLIX GARCIA LOPEZ) - Compete-lhe: promover os ápapes fraternais, bem como as Lojas de Mesa solsticiais (banquetes ritualísticos), providenciando tudo que for necessário.

ARQUITETO -(WALTER BAPTISTA DE BRAGANÇA) - Compete-lhe: tratar da ornamentação e da preparação do Templo para as Sessões, devendo tratar com o Tesoureiro tudo que necessitar e que envolva despesas, mantendo o livro de carga, onde lançará os objetos de seu cargo.

BIBLIOTECÁRIO - (ÁRTEMO ALVES SOUTO) - Responsável pela parte cultural da Loja e, pelos livros de registros. Simboliza a luz interior. A Jóia do bibliotecário, é um livro com a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário