Cargos em Loja e Suas Atribuições
VENERAVEL MESTRE - (ANTÔNIO PAULO SANTOS DO CARMO) - Como líder espiritual de seus irmãos, compete-lhe dirigir a Loja, com serenidade, equilíbrio, descortino e senso de justiça. Como principal órgão administrativo da Oficina, nomeia membros da administração e comissões, fiscaliza a escrituração da Loja, inicia e confere Graus, procede à apuração de qualquer eleição ou escrutínio, decide questões de ordem, destina os papeis a ele encaminhados e os do expediente da Secretaria, distribui sindicâncias, encerra o Livro de presença, autoriza despesas ordinárias, apresenta relatório anual de sua administração, organiza e controla discussões dos assuntos em pautas, com o Maximo de isenção, mas com pulso firme.

1º VIGILANTE - (JOSÉ ATÍLIO DE OLIVEIRA SOUTO) - Além de substituir o Venerável, em seus impedimentos e faltas, dirige a sua Coluna, transmitindo as ordens do Venerável aos Obreiros e ao 2º Vigilante e encaminhando, ao Venerável, às informações do 2º Vigilante e de outros Oficiais, como Cobridor, Hospitaleiro e Mestre de Cerimônia; também pede palavra para os Obreiros de sua Coluna, ao Venerável, dá-lhe instruções e propõe o aumento de salário dos Aprendizes.

2º VIGILANTE - (PAULO REIS DA SILVA) - Substitui o 1º Vigilante, dirige os Obreiros de sua Coluna, solicitando a palavra para eles, dando lhes instruções e solicitando o aumento de salário dos Companheiros.












GUARDA DO TEMPLO - (CARLOS ALEXANDRE CARNEIRO DA ROSA) - Compete-lhes: zelar pela segurança interna e externa do Templo, certificando-se da qualidade maçônica de todos que se apresentam à porta do Templo; devem, também, evitar que Obreiros, abandonem o recinto sem a devida autorização do Venerável.
PORTA-BANDEIRA - (UELITO DE MELO TORRES BRAGA) - Compete-lhe: conduzir, nas Sessões designadas, o Pavilhão Nacional, de acordo com os protocolos das Obediências.
MESTRE DE HARMONIA - (AMÉRICO CÉSAR DE OLIVEIRA SOUTO) - Compete-lhe: cuidar de toda trilha musical das Sessões eminentemente maçônicas e daquelas abertas ao publico, zelando, também pela manutenção dos aparelhos de som necessários ao desempenho de seu oficio.
BIBLIOTECÁRIO - (ÁRTEMO ALVES SOUTO) - Responsável pela parte cultural da Loja e, pelos livros de registros. Simboliza a luz interior. A Jóia do bibliotecário, é um livro com a pena.

PORTA-ESTANDARTE - (PAULO RUBENS GUERREIRO) - Compete-lhe: guardar e conduzir o Estandarte da Loja, que deverá ficar guardado em um escrínio ; só quando a Loja é declarada aberta é que ele alça o Estandarte, colocando-o, depois, em lugar bem visível, no Oriente; quando a Loja é declarada fechada, ele recolhe o Estandarte e guarda-o.
MESTRE DE BANQUETES - (FÉLIX GARCIA LOPEZ) - Compete-lhe: promover os ápapes fraternais, bem como as Lojas de Mesa solsticiais (banquetes ritualísticos), providenciando tudo que for necessário.


Nenhum comentário:
Postar um comentário