sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PONTUALIDADE DO MAÇOM

Superado esse primeiro atributo, o da assiduidade, deparamo-nos com o segundo, também de suma importância para que nossos trabalhos possam ser considerados justos e perfeitos: A Pontualidade.
O que será essa pontualidade? Consultando ainda mais uma vez o dicionário, constatamos que é a qualidade de pontual; exatidão no cumprimento dos deveres ou compromissos; rigor, donde pontual é o que chega, parte ou cumpre as obrigações à hora marcada. Assim, deve o maçom, sempre que possível, estar presente pelo menos quinze minutos antes da hora marcada de adentrar o templo, oportunando com isso um melhor congraçamento na sala dos passos perdidos, sem estar sujeito ao rigor e à solenidade ritualística de que se reveste as nossas sessões. Bom é estar unidos os irmãos. Um segundo enfoque para essa pontualidade está prescrita na nossa Constituição, precisamente no art. 32. IV, quando diz que são deveres do maçom, satisfazer, com pontualidade, contribuições pecuniárias ordinárias e extraordinárias que lhe forem cometidas.
Um irmão zeloso de seus deveres e de suas obrigações, não deve esperar que o irmão tesoureiro o procure para saldar suas contribuições, antes porém de ser procurado, nivelará seus metais junto à tesouraria. Esse é o comportamento de um verdadeiro maçom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário