domingo, 27 de setembro de 2009

Perguntas e Respostas

Existem fins lucrativos nessa irmandade?
Definitivamente, não! A Maçonaria não tem empresas próprias nem participa do capital de nenhuma. Do que consegue arrecadar jamais sobra qualquer importância para ser conceituada como lucro, para ser investido em atividade lucrativa.
.
Que assunto se discute na Maçonaria?
Não se discute política de partidos, nem doutrinas de qualquer religião. Todos outros assuntos, segundo as circunstâncias do momento, são discutíveis.
.
As reuniões dos grupos são em número limitado? Quantos podem participar desta reunião?
A participação em reuniões não está subordinada a qualquer número. Nas reuniões "fechadas" participam apenas maçons; nas reuniões "abertas", por nós denominadas de "brancas" é aceita a presença de qualquer pessoa interessada, segundo a capacidade do Templo.
.
Quantos encontros tem por semana?
Em circunstâncias normais, uma Loja se reúne UMA vez por semana, em dia acordado entre seus membros. Existem Templos onde trabalham até seis Lojas, cada uma ocupando um dia da semana.
.
Qual é a mensalidade dos membros da Maçonaria? E como este dinheiro é empregado?
O valor da mensalidade é variável segundo os compromisso financeiros mensais fixos de uma Loja. Este tipo de arrecadação tem por finalidade cobrir tais despesas. Sendo pequeno o número de membros de uma Loja a mensalidade pode ser maior, como pode ser menor sendo maior o número de membros.
.
Qual a religião que predomina entre os maçons?
Não conheço a existência de qualquer pesquisa, feita em qualquer parte do mundo, com o objetivo de verificar isto. Quando o cidadão está por ingressar na Maçonaria lhe é feita apenas uma pergunta nesse sentido, e ela é feita assim: "Credes num Ente Supremo?". Uma resposta afirmativa é suficiente para dar-lhe a oportunidade de iniciar uma nova vida no seio da Maçonaria.
.
As pessoas que participam da Maçonaria são batizadas e adotam outro nome?
O Batismo é praticado pelas religiões cristãs. Na Maçonaria, que não é uma religião, não existe tal prática. A adoção de um novo nome é uma prática em desuso, onde não mais existe o perigo de ser identificado o homem como maçom. Em tempos idos, quando o maçom não raro tinha de enfrentar a morte por causa de sua convicção, tinha um novo nome conhecido apenas no seio de sua Loja e este figurava nas atas e registros internos; quando estes eram apreendidos por autoridade tirânica esta tinha dificuldade para identificar o "herege, ou fora da lei".
.
Existem rituais com sangue?
Absolutamente não! O sangue é sinônimo de vida e este é o bem mais precioso do ser humano. Pelo respeito à vida, os maçons estão entre os maiores doadores de sangue, doação que fazem anonimamente, conhecendo ou não o necessitado ou destinatário do sangue doado.
.
Qualquer pessoa pode mostrar uma loja maçônica?
Qualquer pessoa com interesse legítimo, pode solicitar do Venerável Mestre (o Presidente da Loja) permissão para ver o Templo onde a Loja tem suas reuniões. Ele próprio, ou pessoa por ele designada, acompanhará o interessado nessa visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário