segunda-feira, 19 de outubro de 2009

As Penas no Caminho

Uma mulher começou a espalhar boatos sobre um vizinho. Em poucos dias, todo o vilarejo já estava sabendo da história e a pessoa em questão ficou constrangida e profundamente ofendida.
Mais tarde, a mulher responsável pelas fofocas descobriu que o que ela havia dito era completamente falso. Ela ficou arrependida e foi a um sábio perguntar o que ela poderia fazer para reparar o mal que havia feito. O sábio respondeu:
Vá ao mercado, compre uma galinha e mate-a. No caminho de casa, retire todas as penas e jogue-as, uma por uma, ao longo da estrada.
Embora surpresa pelo conselho, a mulher fez o que havia sido pedido. No dia seguinte, procurou o sábio novamente.
E aí! O que faço agora?
O sábio pediu que fizesse da seguinte maneira: Agora, volte lá e recolha todas as penas que você jogou ontem, e traga-as de volta para mim.
Seguindo as instruções do sábio, a mulher tomou o mesmo caminho, mas ficou muito decepcionada. Observou que o vento havia levado todas as penas embora. Conseguiu recuperar apenas três penas e assim mesmo depois de horas de muita busca.
Você vê, disse o sábio, é fácil jogar as penas pelo caminho, mas impossível recuperá-las de volta. É assim também com rumores, boatos e fofocas. Não leva muito tempo para espalhá-los, mas uma vez feito, você nunca irá desfazer completamente o estrago que causou.

Pense nisso, antes de falar algo sobre alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário