segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A MAÇONARIA E OS JOVENS

A maçonaria cuida dos jovens através das organizações denominadas DeMolay e Filhas de Jó, existem também os "Lowtons" e as Ações Para-Maçônicas Juvenis ...

OS DEMOLAYS

A Ordem DeMolay é uma organização filosófica, fraternal e iniciática, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 18 de Julho de 1919 pelo Maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolay e Conventos da Ordem da Cavalaria, denominações das células da organização.
A Ordem é inspirada na história de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, nascido no século XIII, morto no século XIV, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV de França, acusado arbitrariamente de heresia e infidelidade à Igreja e ao Rei.
Há cerca de 2 milhões de membros em todo o mundo e mais de 100 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, distribuídos em mais de setecentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.
No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá e Paraguai.

Princípios

Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados pela Ordem diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.

A Ordem se baseia nas chamadas "Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay", que são:

Amor filial;
Reverência pelas Coisas Sagradas;
Cortesia;
Companheirismo;
Fidelidade;
Pureza;
Patriotismo;

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

"Religiosa" representada pelo Livro Sagrado.
"Civil", representada pela Bandeira Nacional.
"Intelectual", representada pelos Livros Escolares.
Assim prescreve a ética de um DeMolay:
Um DeMolay serve a Deus;
Um DeMolay honra todas as mulheres;
Um DeMolay ama e honra seus pais;
Um DeMolay é honesto;
Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
Um DeMolay executa trabalhos honestos;
Um DeMolay é cortês;
Um DeMolay é sempre um cavalheiro;
Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;

Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

OS APJOTISTAS

A APJ - GOB tem por objetivo congregar filhos e filhas de Maçons e outros jovens de bons costumes, de ambos os sexos, com o propósito de se constituir em alternativa de vida social, sob os influxos da moral e dos ideais maçônicos.

A APJ - GOB fundamenta-se nos seguintes princípios:

I . é uma instituição essencialmente educativa, filantrópica e progressista, que reconhece os valores espirituais da pessoa humana e procura construir o Humanismo centrado na Liberdade, Igualdade e Fraternidade;

II . enaltece a Inteligência, a Virtude e o Trabalho e exalta o mérito de quem se
destaque no serviço à APJ/GOB, à Juventude, à Pátria e à Humanidade;

III . preconiza, como valores essenciais à convivência humana, o assectarismo e o adogmatismo, abrindo-se a todas as religiões, raças e nacionalidades, sustentando os laços de fraternidade entre os jovens pelo respeito às convicções de cada um, à dignidade pessoal e à busca incessante da verdade;

IV . impõe, como dever maior a seus filiados, o Amor à Família, o Respeito ao Próximo, a Obediência à Lei e o fiel cumprimento das obrigações que, sem coação irresistível, tenham assumido.

São Objetivos da APJ - GOB:

I . proporcionar aos jovens os meios necessários ao desenvolvimento integral de suas capacidades para que assumam um papel construtivo na sociedade, visando à formação moral cívico-patriótica, complementando o ensino formal disponível;

II . desenvolver suas atividades com vistas à edificação de uma comunidade saudável, fraterna e progressista; trabalhando pela construção do Ideal de Fraternidade e Justiça na Humanidade;

III . desenvolver nos jovens uma consciência crítica que os habilite, segundo seus próprios valores, a um juízo aberto e libertador da realidade que os cerca;

IV . propiciar meios de sadio e construtivo lazer aos jovens.

AS FILHAS DE JÓ


A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma Instituição Paramaçônica destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do Caráter.
Esta Ordem é baseada nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de , sua Paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar.
O nome se refere às três filhas de : Kézia, Jemima e Keren-Happouk, que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".
Ela está presente em alguns países: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e Brasil. A Ordem está em nosso país desde 1990, foi trazido pelo maçom Alberto Mansur e o Bethel #01 foi instalado na cidade do Rio de Janeiro é chamado "Mater do Brasil".
As reuniões são fechadas ao público em geral. Para ingresso em um Bethel de Filhas de Jó, é necessário que a candidata possua parentesco com um Maçom e tenha menos de vinte (20) anos de idade. Estas reuniões também são acompanhadas por Maçons.

Fundadora
Ethel T. Wead Mick, nasceu no dia 9 de março de 1881, na cidade de Atlantic, Iowa, filha de William Henry Wead e Elizabeth Delight Hutchinson Wead, a mais nova dos filhos do casal. Sua mãe, religiosa, lia todas as noites trechos da Bíblia, fazendo sempre referência ao Livro de Jó, e Ethel alimentava a esperança de que tendo uma filha, esta seria: “Justa como uma Filha de Jó”. Fato este que influenciou, no futuro, a criação da Ordem.

Estudou Medicina no Creighton Medical College em Omaha, onde conheceu William Henry Mick, também estudante de Medicina, com o qual se casou em maio de 1904. Deste casamento nasceram duas filhas, chamadas: Ethel e Ruth.

Entre seus hobbies, a Senhora Mick se dedicava ao canto e à pintura à óleo em Porcelana Chinesa. Colaborava em diferentes clubes de amizades e cívicos. Um desses, a Maçonaria, o que culminou com a criação da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Foi Suprema Guardiã da Ordem de 1921 a 1922, no Bethel #01 dos Estados Unidos, que hoje leva o seu nome, Bethel Wead Mick. Vindo à falecer em 21 de fevereiro de 1957.

Lição de Amor

A Senhora Ethel, recebeu de sua mãe, de religião cristã, lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidindo assim doar parte do seu tempo e talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem dos privilégios que ela possuía.

Depois de diversos anos de estudos e considerações, com a participação de seu marido, Dr. William H. Mick, e outros colaboradores, ela fundou a Ordem, em memória à sua mãe, Sra. Elizabeth D. Wead.

O principal objetivo da OIFJ, é reunir moças para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais e familiares.

Programa Jobie-to-Bee

As Abelhinhas são meninas de 7 a 10 anos de idade que podem se tornar membros da Ordem. É uma forma de envolvê-las nas atividades sociais do Bethel antes que elas se tornem membros definitivos.

Jobies Famosas

Maria Sharapova: Tenista
Meghan Cary: Cantora
Kim Cattrall: Atriz de filmes e seriados como "Sex and the City"
Anita Sue Dennison: Esposa do Embaixador dos Estados Unidos na Arábia Saudita
Jacquelynne Fontaine: Miss Califórnia de 2007
Nancy Fleming: Miss América de 1961
Judy Garland: Atriz de Cinema e cantora famosa pelo clássico Mágico de Oz
Mary Ellen Gilbert: Modelo pin-up de Pôsters da Segunda Guerra Mundial
Christie Hageman: Miss Montana em 2007
Jenilee Harrison: Atriz de TV famosa pelo "Three's Company"
Nannette Hegerty: Delegada de Polícia de Milwaukee, Wisconsin
Vicki Lawrence: Atriz de TV famosa pelo "The Carol Burnett Show"
Heather Moore: Repórter do News 14 na Carolina do Norte
Linda Nieber: Produtora de Televisão
Jean Rabe: Novelista, Designer de jogos
Debbie Reynolds: Atriz de cinema, TV e de espetáculos da Brodway
Debbie Rihn-Harvey: Primeira-Dama da Esquadrilha da Fumaça Americana
Lonna Seibert: Coordenadora do Smithsonian Institution
Aimee Teegarden: Atriz de TV famosa pelo "Friday Night Lights"
Mariana Velho: Vencedora do Reality Show de Moda Brazil's Next Top Model
Letycia Antinori:Juíza dos Emirados Árabes
Amanda Santini :Miss Austrália 2010

OS LOWTONS

Instituição essencialmente maçônica, a adoção de lowtons, embora não se possa precisar, exatamente, o seu início, é muito antiga. Tem, pelo menos, mais de de 250 anos, o que se pode aquilatar por homens de destaque na História mundial, os quais foram adotados, como é o caso, por exemplo, de George Washington, líder da independência norte-americana, que, nascido em 1732, foi lowton, tendo, por isso, sido iniciado aos 20 anos de idade, a 4 de novembro de 1752, na Loja Fredericksburg No. 4, da nascente Maçonaria norte-americana, iniciada em 1730, em Massachussetts.

Essa prática consiste em colocar o filho (varão) do maçom, ainda na infância, sob a proteção e a orientação de uma Loja, que assume o compromisso de ampará-lo e prepará-lo para a vida adulta, dentro dos princípios morais, éticos e libertários da Maçonaria.

Um comentário:

  1. Queridos tios, meu nome é Vitoria Couto, sou Filha de Jó do Bethel Perolas da Luz nº 16, da cidade de Brumado-BA. Porém sou do Rio de Janeiro, e no final deste ano irei voltar a morar ai! Estou sempre fazendo pesquizas se tem e aonde tem um Bethel em Araruama, ficaria feliz se pudessem me ajudar, pois sou completamente apaixonada pela a ordem no qual estou a 2 anos, e não queria me afastar! Beijos fraternais e que o pai Celestial os guie!

    ResponderExcluir