sábado, 17 de outubro de 2009

DIA DO DENTISTA

“A Odontologia é uma profissão singular, exige dos que a ela se dedicam o senso estético de uma artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge”.

ORAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA I - Por Maria Therezinha Imamura

Senhor – Agradeço, de coração, o fato de ser um Cirurgião Dentista
Sua bondade infinita permitiu-me a dádiva desse talento e a oportunidade desta profissão...
Que eu não enterre este meu Dom, Senhor, mas faça produzir frutos, num trabalho feito com amor...
Abençoe, por favor, a minha mente, para que eu diagnostique e trate corretamente todos os trabalhos que fizer...
Abençoe, também, as minhas mãos, tornando-as leves, eficientes e caridosas ferramentas cristãs no cumprimento dos meus ideais profissionais e humanos...
Que eu seja sempre fiel aos meus preceitos de honestidade, usando meu trabalho com o sentido de honra, perfeição e caridade, para tornar os homens livres da dor e, assim, poderem enfrentar a vida com sorrisos felizes e confiantes...
Obrigado, Senhor, pelo Dom da minha vida; pela minha família;
pela minha profissão;
pela bela natureza que nos rodeia;
pelos homens, meus irmãos e, principalmente, obrigado por eu poder chamá-Lo de Pai e por ser meu querido e maravilhoso Deus do Amor!

ORAÇÃO DO DENTISTA II

Tu és o grande Mestre
Ajoelho-me diante de tí Já que tudo o que é bom vem de ti
Eu te peço: O senso estético de um artista
A destreza manual de um cirurgião
E a paciência de um monge
Afasta do meu caminho a cobiça
Dá-me correção nas atitudes
E força para poder aliviar, ao menos uma parte da carga de sofrimento dos meus semelhantes. Dá-me a graça de compreender o privilégio que tu me concedes.
Dá-me a graça de confiar em ti, com a fé simples de uma criança.
Amém!

03/10 - Dia Mundial do Dentista;
25/10 Dia Do Dentista Brasileiro. Por quê? Click no link abaixo:

http://www.bethynha.com.br/dia-dentista.htm
http://bacaninha.uol.com.br/home/mensagens/eventos/dia_do_dentista/parabens_dentista/index.html

HISTÓRICO DA ODONTOLOGIA NO BRASIL

O dia 25 de outubro foi escolhido para homenagear os dentistas em 1884, quando foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia do Brasil, primeiro no Rio de Janeiro e, em seguida, na Bahia. Mais tarde, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista.

Extrações eram feitas no barbeiro

A história da odontologia é tão antiga quanto a da humanidade. Afinal, sempre existiram cáries e a necessidade de tomar alguma providência para conter a dor provocada por elas.

Em um primeiro momento, os pioneiros da profissão simplesmente faziam extrações (dentro das condições possíveis em cada época). Mas arqueólogos encontraram em escavações realizadas em Sidão, na antiga Fenícia, uma prótese fixa com quatro dentes humanos e dois esculpidos em marfim, unidos por um arame de ouro. O objeto, que data do século quatro antes de Cristo, prova que desde os primórdios, a Odontologia tem uma íntima ligação com a estética.

Mas foi na França do século 18 que surgiu a Odontologia moderna. O responsável por um grande avanço foi Piérre Fauchard, autor do livro "Le Chirugien Dentista au Traité des Dentes", de 1728, que inovou técnicas e criou aparelhos mais adequados para os tratamentos.

BRASIL

No Brasil, os primeiros dentistas eram também barbeiros. Além de cortar cabelos e fazer barbas, esses profissionais faziam sangrias e extraíam dentes. Na época (até o século 18), a única anestesia disponível era a água ardente. Os aparelhos cirúrgicos eram esterelizados na chama de uma lamparina e as hemorragias e infecções eram inevitávies.

No século 20 a Odontologia teve grandes avanços com o domínio das técnicas de anestesia, radiologia (raio x) e o desenvolvimento de aparelhos (ortodontia), próteses, implantes e obturações praticamente imperceptíveis. Hoje, ninguém precisa ter medo de ir ao dentista. Afinal, evitar que o paciente sinta dor é uma das principais metas desse profissional. "Quando o paciente tem alguma inflamação e a anestesia não tem o efeito desejado, o tratamento é adiado". "Só depois que é feito um tratamento com medicamentos para que a inflamação seja reduzida, é que o paciente volta à cadeira do consultório."

500 anos de Odontologia no Brasil

Nossos índios já realizavam tratamentos dentários quando o País foi descoberto, e não se sabe desde quando essa prática era usada. Documentos dessa época indicam que eles tinham bons dentes. Passando pelas várias fases da história, a Odontologia brasileira chega aos dias de hoje com cerca de 220 mil profissionais, tecnologia avançada e muito trabalho pela frente na área de saúde bucal.

Será que podemos sentir uma ponta de inveja dos habitantes do Brasil nos idos de 1500? A carta de Pero Vaz de Caminha descreve habitantes com bons rostos, o que pode indicar dentes sadios e bonitos. Crânios encontrados em Lagoa Santa (MG), em regiões litorâneas de São Paulo e do Paraná e observações dos primeiros colonizadores indicam que os índios tinham dentes bem implantados e com pouquíssimas cáries, mas acentuada abrasão, causada pela mastigação de alimentos duros. A tribo kuikuro, do norte do Mato Grosso, preenchia cavidades dentárias com resina de jatobá aquecida, que cauterizava a polpa e funcionava como uma obturação, depois de endurecida.

Na época da criação das capitanias hereditárias, entre 1534 e 1536, com a chegada das expedições colonizadoras e a formação dos primeiros núcleos de povoação, chegam ao Brasil mestres de ofício de diversas profissões. Eram artesãos entre os quais se incluíam os barbeiros, que eram as pessoas que tiravam dentes. O Regimento do Físico-mor de Portugal, datado de 25 de fevereiro de 1521 regulou o ofício desses profissionais.

O exercício da arte dentária no Brasil foi regularizado somente em 9 de novembro de 1629, com a Carta Régia de Portugal, que citava pela primeira vez os barbeiros. O Regimento do Ofício de Cirurgião-mor, de 12 de dezembro de 1631, estabelecia multa de dois mil réis para quem tirasse dentes sem licença, que era concedida pelo doutor Antonio Francisco Milheiro, responsável pela avaliação de sangradores, que também tiravam dentes, além das parteiras e barbeiros. Era preciso comprovar mais de dois anos de aprendizado nesses ofícios.

A sanção do Regimento ao Cirurgião Substituto das Minas Gerais, em 9 de maio de 1743, representa os primórdios da legislação ligada à Odontologia. Os pretendentes pagavam uma taxa para fazer o exame e obter a carta para trabalhar. Para melhorar a fiscalização nas colônias portuguesas, a rainha D. Maria I assinou, em 17 de junho de 1782, a criação da Real Junta de Protomedicato, que extinguiu os cargos de físico-mor e cirurgião-mor e passou a responsabilidade da concessão de cartas e licenças para essa junta, formada por deputados, médicos e cirurgiões aprovados. Os tiradentes ficavam sujeitos à fiscalização do Senado da Câmara e das Entidades Pias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário