quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bento Gonçalves na Bahia

O forte onde Bento Gonçalves da Silva ficou preso, durante a Revolução Farroupilha. Um prédio majestoso, redondo, que fica dentro daquele mar, em plena Baía de Todos os Santos, ali pertinho do Elevador Lacerda e do Pelourinho.


COMO BENTO CHEGOU AO FORTE

A Revolução Farroupilha ocorreu entre 20 de setembro de 1835 e 28 de fevereiro de 1845. Em 3 e 4 de outubro de 1836, na tentativa dos Farroupilhas de entrar em Porto Alegre, ocorreu a batalha da Ilha do Fanfa (atual cidade de Triunfo), onde os imperiais prenderam, entre outros, o general Bento Gonçalves da Silva, um dos líderes farrapos.
Bento foi encarcerado na prisão de Santa Cruz, depois encaminhado para a Fortaleza da Laje, no Rio de Janeiro e, em 26 de agosto de 1837 foi transferido para o Forte de São Marcelo, em Salvador, conhecido como Forte do Mar.


A FUGA
Alguns dos que apoiavam a luta contra o império o ajudaram na fuga. Assim que chegou no forte recebeu a visita de representantes da Maçonaria. Poucos dias depois conseguiu permissão para tomar banhos de mar. No dia 10 de setembro de 1837, em um "descuido" dos guardas, Bento Gonçalves nadou até um barco mandado pela Maçonaria e dali foi para a Ilha de Itaparica. Disfarçado de civil voltou a Salvador com os maçons e em seguida embarcou em um navio que o levou até a Ilha do Desterro (atual cidade de Florianópolis).
Depois, por terra, seguiu até o Rio Grande do Sul, onde chegou em 16 de novembro: foi até Torres, depois Piratini (então capital da República), onde em 16 de dezembro assumiu a presidência da República Riograndense.
CURIOSIDADES
-Mesmo enquanto estava preso, Bento foi eleito, em 6 de novembro de 1836, presidente da República Riograndense – o cargo foi assumido interinamente pelo vice-presidente eleito, José Gomes de Vasconcelos Jardim
-Em 15 de março de 1837 Bento Gonçalves tentou escapar da prisão no Rio de Janeiro, junto de outros companheiros. Porém Pedro Boticário não conseguiu passar por uma janela, por ser muito gordo, em solidariedade, Bento desistiu da fuga, na qual escaparam Onofre Pires e o coronel Corte Real.

O FORTE DE SÃO MARCELO
- Erguido sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, próximo ao centro histórico da cidade (Pelourinho), destaca-se por estar dentro das águas, como o Forte Tamandaré da Laje, no Rio de Janeiro, e ser o único de planta circular no país, inspirado no Castelo de Santo Ângelo (Itália) e na Torre do Bugio (Portugal).
-Sua construção começou em 1612 e foi concluída em 1623. Em 1938 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
-Em 2000, o cais de atracação foi novamente recuperado, com a instalação de uma plataforma flutuante para comodidade de acesso de visitantes. Reaberto à visitação desde 12 de novembro de 2004, abriga atividades culturais, de lazer e de turismo, envolvendo uma parceria entre o governo da Bahia e a Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos (Abraf).
FONTES: Gazeta do Forte; Abraf; e livros Revolução Farroupilha, de Moacyr Flores e Os Farrapos, de Carlos Urbim.

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    A informação de que a Maçonaria tenha ajudado Bento Gonçalves em sua fuga, não têm dados ofociais.
    No RS temos por conta de que Garibaldi tenha recebido promessas vultosas de Bento Gonçalves, quando se conheceram no RJ, em favor de sua libertação e fuga.
    Da pequena canoa, usada na fuga do Forte de São Marcelo, embarcou diretamente em barco de porte, contratado por Garibaldi.
    No retorno, atracaram em Desterro e Laguna, objetivando planos de futura invasão.

    ResponderExcluir