quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Encantando Maçons

"Antes de pensarmos em encantar profanos, perguntemo-nos: nós maçons estamos encantados com nossa Loja? Para muitos a resposta pode ser sim, mas um grande número de irmãos irão fazer uma reflexão e descobrir que, no fundo, não se encontra totalmente satisfeito.

Analisemos alguns pontos que creio serem de vital importância para o encantamento de nosso público interno:

Conteúdo das reuniões: para que os irmãos de uma determinada Loja sintam-se encantados nas reuniões de sua própria Loja, é necessário que elas tenham conteúdo. Quando falo em conteúdo, quero dizer algo além do protocolo de toda reunião. Para que isso aconteça, é necessário um bom planejamento das reuniões semanais e que elas contenham atividades que despertem o interesse dos membros (palestras, informações maçônicas interessantes e o próprio companheirismo).

Para que as reuniões tenham ainda mais conteúdo, é necessário que a Loja tenha...

Projetos: Lojas que não tenham nem mesmo um pequeno projeto de prestação de serviços à comunidade passam a não ter mais razão de existir e isso refletirá diretamente na motivação de seus membros. Não são necessários vários projetos, um único projeto bem planejado e conduzido é capaz de motivar e encantar maçons.

Mas não basta apenas a Loja ter um projeto, faz-se necessária, como foi dito anteriormente,...
Participação nos projetos: Veneráveis de Lojas, como líderes do caminho, devem estimular seus associados a participarem efetivamente dos projetos de prestação de serviços. Se por alguma razão algum irmão não participar desses projetos, encontre alguma função na Loja que motive e encante esse companheiro.

Para que haja apoio a esses projetos por parte de irmãos de outras Lojas, é necessária...
Comunicação: comunique os projetos de sua Loja a tantas pessoas quanto forem interessantes conhecê-los. Forme pontes de amizade com jornais e rádios de bairro, utilize a Internet para comunicar aos maçons ou pratique a...

Visitação de outras Lojas: visitar para comunicar, visitar para ser visitado. Não há como conseguir apoio de irmãos de outras Lojas se eles nem se lembram que sua Loja existe. Uma empresa que não anuncia seu produto cai no esquecimento. Por que a Coca-Cola não deixa de anunciar seus produto se milhões de pessoas já fazem uso deles diariamente? Especialistas afirmam que se ela deixar de anunciar seus produtos, em um ano, os consumidores não se lembrarão mais da marca.

Visite sempre outras Lojas, mas não fique no anonimato: tenha sempre algo de bom a acrescentar às reuniões dos irmãos, comunique seus projetos, anuncie os dias de suas reuniões ou simplesmente externe o seu sentimento de felicidade por estar presente naquela reunião.

Isso está diretamente ligado ao...

Companheirismo: tanto na sua Loja, quanto em outras Lojas que você visite, pratique o companheirismo. Chegue mais cedo à Loja, dispense um pequeno tempo após as reuniões, apresente-se, diga o que você faz, pergunte o que seu irmão faz. Troque idéias e experiências, encante-se com esse momento único que permite-nos, inclusive, relaxar da correria do nosso dia-a-dia.

Encante seus associados colocando em prática essas estratégias simples, que interligadas que são se tornam de grande eficácia na motivação dos irmãos!

Humberto Siqueira Cardeal – M.'. I.'. e Tesoureiro da A.'.R.'.F.'. e B.'. Loja Maçônica Jamil Kauss N° 24

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