quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Vocabulário Para os Netos

Do Livro: "O homem que veio da sombra" de Luiz Gonzaga Pinheiro,


Slide 1:
Estava eu no computador, após ter visitado meus netos, Luiza, Letícia e Luan, e haver ensinado um pouco do dever de casa à primeira, quando me veio à cabeça a ideia de fazer um pequeno dicionário para que eles entendessem mais profundamente, sem a formalidade das regras gramaticais ou amarras filosóficas, o significado de algumas palavras importantes na vida de qualquer pessoa.

Slide 2:
Quem sabe um dia, quando forem adolescentes e tiverem oportunidade de ler o que eu escrevi, procurem raciocinar sobre as palavras lá contidas, e amando-as, as deixem entrar e morar em seus corações.

Slide 3:
Engraçado é que este exercício me levou a uma séria reflexão sobre a pobreza das palavras, notadamente quando queremos expressar nossos sentimentos. O que sentimos é imensamente mais belo e rico, de mais profundidade do que aquilo que conseguimos grafar. Parece que, quanto mais simples somos em nossa comunicação, mais nos fazemos entender e mais tocamos a corda do sentimento de quem nos lê ou escuta.

Slide 4:
Adeus: É quando o coração que parte deixa a metade com quem fica. Amigo: É alguém que fica para ajudar quando todo mundo se afasta.

Slide 5:
Amor ao próximo: É quando o estranho passa a ser o amigo que ainda não abraçamos. Caridade: É quando a gente está com fome, só tem uma bolacha e reparte. Carinho: É quando a gente não encontra nenhuma palavra para expressar o que sente e fala com as mãos, colocando o afago em cada dedo.

Slide 6:
Ciúme: É quando o coração fica apertado porque não confia em si mesmo. Cordialidade: É quando amamos muito uma pessoa e tratamos todo mundo da maneira que a tratamos. Doutrinação: É quando a gente conversa com o Espírito, colocando o coração em cada palavra.

Slide 7:
Entendimento: É quando um velhinho caminha devagar na nossa frente e a gente estando apressado não reclama. Evangelho: É um livro que só se lê bem com o coração. Evolução: É quando a gente está lá na frente e sente vontade de buscar quem ficou para trás.

Slide 8:
Fé: É quando a gente diz que vai escalar um Everest e o coração já o considera feito. Filhos: É quando Deus entrega uma jóia em nossa mão e recomenda cuidá-la Fome: É quando o estômago manda um pedido para a boca e ela silencia.

Slide 9:
Inimizade: É quando a gente empurra a linha do afeto para bem distante. Inveja: É quando a gente ainda não descobriu que pode ser mais e melhor do que o outro. Lágrima: É quando o coração pede aos olhos que falem por ele.

Slide 10:
Lealdade: É quando a gente prefere morrer que trair a quem ama. Mágoa: É um espinho que a gente coloca no coração e se esquece de retirar. Maldade: É quando arrancamos as asas do anjo que deveríamos ser.

Slide 11:
Morte: Quer dizer viagem, transferência ou qualquer coisa com cheiro de eternidade. Netos: É quando Deus tem pena dos avós e manda anjos para alegrá-los.

Slide 12:
Obsessor: É quando o Espírito adoece, manda embora a compaixão e convida a vingança para morar com ele. Ódio: É quando plantamos trigo o ano todo e estando os pendões maduros a gente queima tudo em um dia. Orgulho: É quando a gente é uma formiga e quer convencer os outros de que é um elefante.

Slide 13:
Paz: É o prêmio de quem cumpre honestamente o dever. Perdão: É uma alegria que a gente se dá e que pensava que jamais a teria. Perfume: É quando, mesmo de olhos fechados, a gente reconhece quem nos faz feliz.

Slide 14:
Pessimismo: É quando a gente perde a capacidade de ver em cores. Preguiça: É quando entra vírus na coragem e ela adoece. Raiva: É quando colocamos uma muralha no caminho da paz.

Slide 15:
Reencarnação: É quando a gente volta para o corpo, esquecido do que fez, para se lembrar do que ainda não fez. Saudade: É estando longe, sentir vontade de voar, e estando perto, querer parar o tempo. Sexo: É quando a gente ama tanto que tem vontade de morar dentro do outro.

Slide 16:
Simplicidade: É o comportamento de quem começa a ser sábio. Sinceridade: É quando nos expressamos como se o outro estivesse do outro lado do espelho. Solidão: É quando estamos cercado por pessoas, mas o coração não vê ninguém por perto.

Slide 17:
Supérfluo: É quando a nossa sede precisa de um gole de água e a gente pede um rio inteiro.

Slide 18:
Ternura: É quando alguém nos olha e os olhos brilham como duas estrelas.

Slide 19:
Vaidade: É quando a gente abdica da nossa essência por outra, geralmente pior.

Slide 20:
Música: Edelweiss, Instrumental Adaptação para flash: Yolanda PONTO DO POWER POINT

Veja em Slides:

Nenhum comentário:

Postar um comentário