segunda-feira, 12 de outubro de 2009

AUTOCONHECIMENTO COMO CONDIÇÃO PARA DESBASTAR A PEDRA BRUTA


Buscar o auto-conhecimento não é mais do que buscar a compreensão de nossas potencialidades, limites e sentimentos. “Quando me observo e me escuto, posso perguntar-me: o que estou sentindo neste momento? De onde vem este meu sentimento? O que quero? O que não quero? O que é importante para mim?”. Em relação aos meus relacionamentos, posso também me perguntar: por que fiquei com esta raiva? O que me levou a agir desta maneira? Por que disse isso a ele (ou a ela)? Será que disse ou agi assim porque estou com raiva? Desapontado? Envergonhado? Será que estou fazendo o que quero ou o que acho que esperam que eu faça? Segundo John Powell, "meus sentimentos não se dividem em certos e errados; eles simplesmente existem. (...) Posso mudar minhas emoções. (...) Conhecendo-as e descobrindo sua fonte, posso decidir trocá-las por outras que não sejam tão destrutivas para minha própria pessoa. (...)”. E para as demais. Essa é uma importante condição para se desbastar a pedra bruta. Afinal, apenas pela razão não conseguiremos jamais "subjugar nossas paixões e submeter nossas vontades". Ao maço temos que juntar o cinzel, para que a brutalidade da força seja guiada pela delicadeza dos sentimentos e a obra brotada de nós se chame BELEZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário