domingo, 18 de outubro de 2009

16 de Outubro - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Celebra-se todo ano, a 16 de Outubro, O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO.

Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião públia sobre as questões da nutrição e da alimentação.


Esta data assinala ainda a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Apesar desta comemoração contar já com 28 anos, a fome é um mal que atinge muita gente no nosso planeta. A fome aflige a maioria da população africana, seguida da asiática e da América Latina. Também em muitos países ditos muito civilizados e desembolvidos há populações que sofrem com a fome.
Não sejamos ingénuos ao ponto de pensar que Portugal está imune. Há FOME em Portugal!... Basta verificar a crescente afluência ao Banco Alimentar, em vária zonas naquele País.
Claro que o fenômeno da obesidade também nos atinge e tem vindo a aumentar. Poder-se-ia pensar que é por excesso de alimentação, mas eu creio que a grande maioria dos casos é o resultado da sua alimentação desequilibrada e da falta de exercício físico. O papel da escola e do professor é procurar dar resposta ao problema da carência alimentar (procurando apoios junto das entidades competentes) e ensinar como se faz uma alimentação saudável.


É tão fácil falar de justiça, solidariedade, caridade e amor. O difícil é pôr cada um de nós a praticar o seu significado e a comoção que este filme provoca não basta...

As imagens falam por si... mas não agem sobre quem precisa, nem lhes aliviam o problema.
Dia Mundial da Alimentação com um vídeo para cada um refletir e perguntar-se como pode agir para mudar este estado de coisas...Por coincidência, no sábado, dia 17, celebra-se o Dia Mundial da Erradicação da Pobreza, o mesmo vídeo aplica-se às duas datas.

View this movie at cultureunplugged.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário