sábado, 31 de outubro de 2009

A Virtude Humana da Humildade


Humildade dá paz, alegria e muita serenidade interior. A soberba ao contrário provoca inquietações. A pessoa sem humildade está preocupada se está agradando, se é reconhecida nos seus talentos. Inquieta-se também porque se preocupa porque fulano não ligou para mim mas ligou para o outro. Ou porque não nos entendem.
Também é falta de humildade quando queremos singularizar-nos contando vantagens de forma dissimulada: “ – Tirei SÓ 9,5.”

Falta humildade quando nos tornamos incapazes de reconhecer nossos erros e fraquezas.

Devemos agir para agradar a Deus e não nos devemos preocupar tanto com o que os outros possam pensar de nós, mas fazer o que é certo perante os olhos de Deus. Isto é uma excelente forma de corrigir a intenção e promover atos de humildade: estar pendente do que Deus gostaria que eu fizesse nesta circunstância.

Muitas de nossas tristezas são na verdade provocadas pela falta de humildade que coloca os outros como devedores de uma eterna atenção para conosco. As depressões vem da soberba, da incapacidade de reconhecer erros. A vontade de impor os nossos gostos, nossas mesquinharias de carater e teimosias são falta de humildade.

A humildade só se adquire quando não se dá muita atenção a si mesmo: devemos descer do pedestal pois são formas de auto enaltecimento e de auto promoção essas preocupações excessivas quer expressas, quer apenas sonhadas mas que acabam nos conduzindo para "egolândia" - lugar onde nosso ego será finalmente satisfeito - quando deveríamos viver na realidade.

Ser humilde é uma necessidade básica. Não ser como o catavento do edifício mas como os escondidos alicerces que são a base de sustentação do edifício. Devemos viver na dependência de Deus como crianças pequenas dependentes dos pais, simples, cheias de naturalidade, alegres, sem medo, isto é o modelo da humildade. O humilde não é bobo, antes adquire sua verdadeira dignidade ao se reconhcer limitado mas amado por Deus e por isso capaz de muitas coisas pelo amor. O humilde sabe que não será por sua ação voluntariosa e sem profundidade humana que controlará todas as variáveis da sua vida. Cristo trabalhou num trabalho corrente em seus 30 anos de vida oculta e não se singularizava, não se distinguia, quando realizava milagres.

A humildade consiste na verdade em avaliar-se e às circunstâncias de sua vida de maneira realista. Uma pessoa humilde não é uma pessoa humilhada: essa atitude de constante autodiminuição, de inferiorização do próprio ser ou das próprias possibilidades não tem nada a ver com a virtude da humildade. Somos muitas vezes humilhados pela nossa própria soberba que nos deseja diferente do que somos e nos sentindo humilhados nos anulamos ao invés de amarmos o que somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário