domingo, 11 de outubro de 2009

Maçonaria e Religião


A Maçonaria, confirma e complementa a fé religiosa. Os princípios da nossa Ordem são baseados nos mesmos preceitos morais que fundamentam toda fé verdadeira. Todo Maçom deve crer na Existência de um SER SUPREMO (DEUS). Ele deve lutar para viver moralmente em conformidade com os mais altos padrões de caracter individual e conduta social. Consequentemente, todo Maçom aceita e executa os " Regulamentos da Ordem," trabalha toda a sua vida para cumprir os objetivos da Maçonaria, que são; a filantropia para os necessitados e o amor fraterno para todos os membros da raça humana).

A Maçonaria tem sempre as suas portas abertas para todos os homens livres e de bons costumes e de todas as fés e crenças religiosas, que creiam no Supremo Arquiteto do Universo e na imortalidade da alma. Através de procedimentos e símbolos o maçom se prepara para receber a graça espiritual. Com uma fundamentação moral interna rígida, a Maçonaria trabalha para que os homens possam melhorar o seu edifício interior, sendo assim, cada Irmão dentro das Oficinas ou Lojas, seja através do seu trabalho ou dos outros Irmãos, construirá o seu Templo Interior com os melhores princípios éticos e morais, ganhando a humanidade um Mensageiro Realizador da Vontade do Supremo Arquiteto do Universo.

A Fé de um maçom, após ter percorrido os estreitos caminhos da sua iniciação, que, infelizmente, em alguns casos poderá levar toda a sua vida, está muito acima do sectarismo estreito e das limitações dos Dogmas. O maçom trabalhará incansavelmente para imitar a perfeição do seu Criador.

A maçonaria não é um credo ou seita religiosa, o maçom busca a sabedoria contida em todos os Grandes Livros Sagrados reconhecidos pela Fé Universal, da Bíblia ao Alcorão. Crendo que neles encontra e sempre encontrará, os meios para buscar e promover a felicidades neste mundo e aguardar a sua recompensa no próximo. Portanto, a Maçonaria estará sempre com as suas Portas Abertas, para receber todos os Homens Livres e de Bons Costumes, sejam eles, Cristãos, Judeus, Muçulmanos, Budistas, etc, bons homens de todas as religiões, que verdadeiramente aspirem viver segundo a vontade do Criador.

A Maçonaria é uma filosofia e uma Fraternidade, onde os homens bons se "encontram no Nível e se separam no Quadrado." Isto une todos maçons através de um laço místico de irmandade sincera e amor mútuo. Fé e trabalho, alma e corpo, coração e mão estão sempre unidas entre os Maçons, por isto, em todo lugar onde trabalha, a Maçonaria levará PAZ E HARMONIA PARA HONRAR O CRIADOR E SERVIR A HUMANIDADE.

Os objetivos da Maçonaria complementam e não contradizem as crenças religiosas, como alguns dos seus inimigos querem fazer crer.
A Maçonaria é uma fonte e uma poderosa força universal, que promove a melhora espiritual do indivíduo e deste na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário