quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Saiba Como Se Portar à Mesa Neste Final Ano

"A educação de uma pessoa se conhece à mesa: na hora de comer, na hora de jogar, na hora de negociar" (Ditado popular brasileiro)

O início da refeição:

* Seja pontual como convidado e como anfitrião
* O ideal é chegar na hora. No Brasil admite-se meia hora de atraso. Os anfitriões devem mandar servir uma hora após o estipulado no convite
* Numa refeição formal só comece a comer quando a anfitriã levantar seus próprios talheres da mesa
* Homens só se sentam à mesa depois de as mulheres estarem acomodadas
* Em casa, só comece a comer quando a última pessoa for servida
* Como anfitrião, sirva primeiro aos convidados, e por último a si próprio
* As mulheres servem-se primeiro, depois os homens mais idosos, em seguida os homens adultos
* Cabe ao anfitrião fazer um brinde a quem convidou. Mas, nada impede que, ele não se adiantando, um convidado o faça. O brinde não pode ser longo: uma ou duas frases no máximo: senão vira um enfadonho discurso. Após o anfitrião levantar seu brinde, alguém pode querer propor outro brinde. É normal, mais que 3 é ridículo.

Os guardanapos:

* Havendo um guardanapo de tecido, colocá-lo sobre os joelhos, jamais ao colo, rente ao pescoço. Terminada a refeição, deixe-o solto sobre a mesa, não o redobrando direitinho. Isto indica que ele deverá ser lavado e passado.
* Sendo guardanapo de papel, mantê-lo ao lado esquerdo do prato. Não o amassar, muito menos transformá-lo numa bolota.

Os talheres:

* Cortar o pãozinho com as mãos (sem faca), em pequenos pedaços, enquanto vai comendo ou levá-lo à boca. Não o estraçalhe.
* Quando há muitos talheres, comece utilizando-os de fora para dentro. Tendo dúvidas, sega o que faz a dona da casa.
* Segure o garfo entre o polegar e o indicador da mão direita, apoiando-o nos demais dedos.
* Ao cortar um alimento, passar o garfo para a mão esquerda e virá-lo para baixo, espetando no alimento a ser cortado. Segurar a faca pelo cabo com a mão direita e cortar o pedaço.
Corte a carne aos poucos. Um adulto pode cortar todo o seu bife de uma só vez para uma criança de até 8 anos, numa refeição familiar.

O comportamento:

* Jamais misturar ou amassar a comida no prato, fazendo um imbroglio.
* Palitar os dentes é abominável. Mesmo em família. Quem precisar mesmo usar palito, deve fazê-lo no banheiro.
* Servir-se de porções modestas. É melhor repetir do que deixar sobras. Deixar no prato, além de um gesto de má educação é um grande desperdício.
* Espera-se que um adulto possa cortar sua própria carne - sozinho e aos poucos
* Em casa não se deve interromper a refeição para atender um telefonema. A única exceção admissível é se o comensal for um médico ou se for uma ocasião de emergência.
* É bom lembrar: as maneiras das crianças refletem as de seus pais. Não permita que elas cometam alguma impropriedade à mesa com argumentos do tipo "ainda são pequenas" ou "não devem ser reprimidas".
* A comida oriental (japonesa, chinesa, coreana) é pega com 2 pauzinhos chamados hashi. Seu manuseio depende de algum treino. Se você não souber comer com hashi, peça talheres. Não é gafe, ao contrário. Mas é simpático pedir orientação para um futuro uso.
* Antes de levar o copo à boca, limpe-a com guardanapo. Nada mais desagradável do que ver um copo com a borda suja de batom ou gordura.
* Ao comer ou cortar um pedaço de carne, manter os braços junto ao corpo. "Não abrir as asas".
* Deixar os cotovelos longe da mesa. Estando à mesa, jamais segurar a cabeça com as mãos.

No final da refeição:

* Num jantar social só deixe a mesa em casos extremos. Caso contrário, jamais saia da mesa antes de terminada a refeição.
* Você pode repetir o prato nas refeições servidas a americana. Porém nunca peça "mais um pouco, por favor". Numa refeição formal. Se houver mais, lhe será oferecido. Se não houver, você deixará os anfitriões constrangidos. Existe um "código de mesa" internacional, entendido por garçons e copeiras bem treinados. Se você está satisfeito, coloque os talheres em paralelo virados para cima, sobre o prato. Nunca cruzados. Se houver mais comida, ela lhe será oferecida.. Mesmo assim, numa refeição formal você só pode repetir o prato principal. A sopa (ou entrada fria), o peixe e a sobremesa não podem ser repetidos.

Atenção especial:

* Se você tiver algum convidado canhoto, seja atencioso e dê-lhe a ponta esquerda da mesa. Além disso, oriente o copeiro para que este convidado em especial seja servido pela direita e não pela esquerda como os demais. Além disso, um canhoto tem o direito de mudar os talheres à mesa, mesmo num jantar formal: as facas à esquerda, os garfos à direita.

Alimentos críticos:

O que posso comer com as mãos:

* Banana in natura (assada ou frita não)
* Batata chips e batata frita quando acompanhada de sanduíche.
* Biscoitos, bolachas e petits-four
* Bolo seco
* Canapés
* Codorna: coma com garfo e faca até onde puder, depois coma-a com a mão.
* Mexerica, frutas com caroço
* Pão: numa mesa de refeição deve ser cortado com as mãos

Atenção especial:

* Lagosta: com uma das mãos, segure a lagosta. Com a outra, aperte a pinça que se parece a um quebra nozes para trituras a casca. Use um garfinho para retirar a carne, passe-a para o seu prato e coma-a com o garfo de peixe.
* Escargots: com a mão direita, pegue a pinça e prenda a concha; com a outra mão, tome o garfinho e retire o escargot. Passeo-o no molho e leve-o à boca
* Saladas: as folhas de verduras devem ser dobradas com o garfo e comidas, e não cortadas.
* Legumes, panquecas e crepes: jamais são cortados com faca, mas com a lateral do garfo.


Fonte: RGNutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário