segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O EVANGÉLICO E A MAÇONARIA II


Por Guilherme Parizio

A maçonaria já foi muito tolerada em igrejas evangélicas brasileiras. Os primeiros missionários protestantes em nosso país não polemizavam com membros que eram ou se tornavam maçons, a não ser em alguns casos pontuais.

Nas igrejas presbiterianas e batistas era natural encontrarem-se membros e líderes que faziam parte da confraria. Nos anos 50, 60 houve a chamada "polêmica fundamentalista" que causou um alvoroço por conta do liberalismo teológico e outras questões, entre elas o problema maçon. Isso provocou um cisma na igreja presbiteriana (um dos lideres do movimento fundamentalista no Brasil foi o rev. Israel Furtado Gueiros, pastor do Recife).

Apesar da polêmica ter despertado muitos cristãos protestantes-históricos (tradicionais, como vulgarmente os chamamos) a maçonaria nunca foi totalmente erradicada dessas igrejas, que ainda é muito debatida por lá. Fato diverso encontramos no meio pentecostal, que desde suas origens foi um ferrenho adversário tanto do modernismo teológico, como da maçonaria. E ainda assim há quem diga que em nosso meio já há até membros em altos graus da maçonaria. Será lenda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário