quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Os Maçons, os Rituais e os Boencos de Manequim

Eminente Grão-Mestre Eduardo Gomes de Souza


Essa é a grande questão! Uma hora são impostos determinados procedimentos porque assim era no passado, em outras são determinados novos procedimentos, em detrimento do que vem sendo praticado a longo tempo. Assim não se sabe mais o que é ou não tradição realmente! A ritualística hoje praticada no REAA não tem mais quase nada com a que era praticada quando fui iniciado.
Os Irmãos afirmam que as práticas ritualísticas no passado eram muito simples, fundamentando essa opinião em antigos Rituais, datados do século XVII e XIX, mas eles não sabem ou não querem saber, que naquela época esses documentos eram ‘Reguladores’ e não ‘Rituais’ como são os de nossos dias, isso dentro de uma tradição inglesa de que Maçonaria se aprende, se faz e se pratica dentro de Loja. Portanto, os ‘Reguladores’, como o próprio termo diz, eram apenas para regular, ou seja, para evitar o distanciamento de um padrão mínimo, e não tinham o objetivo, introduzido pela ‘Maçonaria Latina’, de fazer com que até o eventual atchim! do VM fosse protegido com a mão direita ou a esquerda.
Se nós ficarmos continuamente discutindo se o óbolo é colocado no saco com a mão direita ou esquerda, e ‘saindo de lona’ ou com 1 real, nunca poderemos atingir os objetivos maiores da Ordem! Enquanto estamos discutindo se o pé direito ou o esquerdo, se as colunas ‘J’ e ‘B’, se o giro de Loja, devem ser feitos assim ou assado, os Renans, Sarneys, Zés Dirceus, etc., continuarão fazendo desse País uma pocilga, e nós estaremos contribuindo com metade de nossos ganhos para sustentar essa corja, e colocando 1 real no tronco de solidariedade. Discutindo se é ‘em pé’ ou ‘de pé’, verborisando regras e mais regras gramaticais, enquanto grande parte de nossa comunidade não tem um par de sapatos para proteger seus pés. Vamos continuar discutindo se é ‘espada’ ou ‘bastão’, enquanto a chibata vibrada pelos Órgãos Legais de Espoliação da Sociedade continua produzindo Lanhos Sangrentos em nosso Couro, cada vez mais curtido por uma política escorchante e injusta.
Vamos continuar brincando de uma Nação, dentro da Nação, de Pseudos Poderes Executivos, que não podem executar nada porque não têm ‘Grana’, o vil metal, e é obrigado a viver da penosa e onerosa contribuição dos Irmãos para sobreviver, quando assistimos, e ficamos babando e batendo palmas, para a GL de New York, que seu GM ofereceu ao Prefeito um cheque de 1 milhão de dólares, para auxiliar na emergência do 11 de setembro, mas lá os Irmãos entram no Templo com ternos de qualquer cor, e em algumas GGLL até de camisas, só sendo importante o avental, e etc., etc., etc., e eu já estou ‘enchendo saco de Vocês’.
Mas vamos pensar um pouco: de que adianta um Maçom todo enfatuado, cheio de medalhas de ‘lata’ na lapela, que só tem 1 real, quando tem, para colocar no tronco?
De que adianta todos em uníssono girando corretamente, passo por passo, movimento por movimento, e quando sairmos da Loja somente trabalharmos, realmente, pela Ordem, Pátria, Sociedade e Família, 7 dias depois, girando, girando, girando, todos corretamente e pronto, acabou?
De que adianta todos repetindo palavra por palavra, sílaba por sílaba, letra por letra dentro da Loja o Ritual, e quando de lá saímos cada um fala de forma desconcertada, antagônica, e usando discursos totalmente diversos?
Gritamos em nossas Oficinas ‘Huzze’, ‘Huzze’, ‘Huzze’ (ou outro grito qualquer), cada um querendo mostrar mais vibração que o outro, e quando saímos das Lojas miamos como gatinhos, nos submetendo ao sistema, dele usufruindo os seus benefícios e fugindo, como o Diabo da Cruz, de seus castigos, mas, quando castigados, nos submetemos, sem Chiar, pois o Bom Cabrito não Berra, e espera tranqüilo a chance de virar Lobo.
Chega! Até eu já estou de saco cheio! E com uma enorme bronca do que eu não estou fazendo pela Minha Amada Ordem, me prendendo em bobagens e baboseiras, e os ‘PROFANOS’ deitando e rolando, enquanto fico deitado eternamente em berço esplêndido, com o calcanhar direito encostado na lateral posterior do pé esquerdo, as pernas retas, a mão direita, com o dedo polegar afastado formando um ângulo reto (90º para os incautos), e os demais dedos em linha reta, com o braço formando ... ... ..., parecendo um ‘boneco de manequim’, e os ‘PROFANOS’ lá fora roubando, dilapidando, enganando. E Eu, Humildemente, rogando ao GADU, fonte suprema de ... ... ..., que, eu Obreiro da Arte Real, seja protegido, sem nada fazer para obter essa proteção, que não seja rogar, rogar, rogar ... ... ... .



Eduardo G. Souza

Um comentário:

  1. A Maçonaria Brasileira está começando a esboçar as suas primeiras reações contra o processo de corrupção e de falta de ética na administração brasileira, em nível municipal, estadual e federal. A Ordem Maçônica em nosso país dispõe de uma capilaridade impar. O Grande Oriente do Brasil é atualmente a maior ONG brasileira, se é que assim pode ser considerada, muito embora seja uma organização sui generis. Representa o estuário por onde correrão as forças cívicas e patrióticas de nossa nação, particularmente nesse momento em que o país atravessa uma grande crise de ética.
    É muito importante que todos os brasileiros conscientes se mobilizem e façam alguma coisa, ou seja, descruzem os braços e lutem por um Brasil mais justo. A geração atual vão legar para os seus pôsteres um país sem ética, sem moral, onde a corrupção e a esperteza seja ensinado como um meio de sobrevivência nessa selva de pedra em que atualmente vivemos. A nossa obrigação é a de construir um país soberano, um país voltado para o bem estar do povo: um país que transmite felicidade para a sua população. Um país que gere empregos dignos para cada um cidadão e não um país que dá esmolas, que engana os pobres com migalhas, ludibriando a boa-fé dos inocentes úteis a um governo. A Grande Oriente do Brasil está dando um ponta-pé inicial, saindo da inércia, quiçá esse impulso possa se multiplicar exponencialmente por todo o território nacional. Mais uma vez aceite os nossos parabéns pelo BRADO ao convocar os brasileiros a lutarem por um Brasil melhor, mais soberano e deixar de ser um país servil.
    É isso aí o Brasil espera que cada um de nós cumpra com o seu dever patriótico. Parabéns Grão Mestre.

    Humberto Siqueira Cardeal M.'. I.'. da Loja Jamil Kauss N°24 Oriente de Araruama - RJ

    ResponderExcluir